Qual é a metodologia inbound?
Inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia essencial que oferece inúmeras vantagens às empresas, desde a atração de tráfego qualificado até a fidelização de clientes.
Diferentemente do marketing convencional, que frequentemente interrompe o público, o Inbound Marketing age como um ímã atrativo, atraindo os leads de forma natural.
Continue lendo e descubra como aplicar a metodologia do inbound marketing no seu negócio!
Qual é a metodologia do inbound marketing?
A metodologia do inbound marketing tem como intuito atrair, envolver e encantar os clientes ao longo da jornada de compra.
Por isso, a abordagem do marketing de atração ocorre em etapas. Acompanhe:
Atrair
Sugestão de alteração: “Aqui o foco está em chamar a atenção do seu público-alvo. Isso é alcançado por meio da criação de conteúdo otimizado para mecanismos de busca, com o intuito de se tornar confiável para o público.
Converter
Após atrair, o passo seguinte é converter os visitantes em leads. Isso é realizado por meio de chamadas para ação (CTAs), landing pages e formulários.
Vender
Com os leads já em mãos, chegou a hora de vender, ou seja, transformá-los em clientes. Aqui é o momento de utilizar emails segmentados e a automação de marketing para conduzir o lead à decisão de compra.
Encantar
A relação com o cliente não termina após a venda. É necessário encantar. Portanto, aqui a empresa deve oferecer um suporte para ter clientes mais satisfeitos.
Qual a estratégia do inbound marketing?
Como pôde perceber, a principal estratégia do inbound marketing é a criação de conteúdo para atrair, converter, vender e encantar.
Logo, toda a estratégia engloba:
· Criação de conteúdo – produzir conteúdo de alta qualidade, como blogs, vídeos, e-books e infográficos, que abordem os interesses e problemas das suas personas;
· SEO – otimizar o conteúdo para mecanismos de busca, para que ele seja facilmente encontrado pelo seu público-alvo;
· Redes sociais – produzir conteúdos para as redes sociais para aumentar o alcance e o engajamento do público;
· E-mail marketing – estratégia para nutrir os leads e personalizar o disparo de conteúdo.
Como utilizar essa metodologia no seu negócio?
Está interessado em implementar o inbound marketing no seu negócio? Para isso, existem algumas dicas importantes:
· Entenda seu público alvo – é preciso identificar as dores e desafios do seu público para produzir conteúdo que atraia o interesse;
· Crie conteúdo valioso – após entender sobre o seu público, chegou o momento de criar conteúdos valiosos que sejam encontrados nos mecanismos de buscas;
· Capture os leads – ofereça conteúdo premium para converter visitantes em leads. Esta etapa é crucial para coletar informações do seu público-alvo;
· Nutrição – envie e-mails relevantes e personalizados para conduzir o lead para a compra;
· Pós-venda – Ofereça um excelente suporte e experiência pós-compra para criar defensores da marca.
Conclusão
Ao adotar a metodologia Inbound Marketing no seu negócio, você estará construindo relacionamentos sólidos com os clientes, gerando confiança e promovendo o crescimento sustentável da sua marca.