A criação de e-commerce é uma verdadeira tendência entre as empresas e é muito comum ver lojas físicas migrando para o mundo virtual em busca de vender pela internet.
Desde o momento de alta na crise do coronavírus, as compras online de produtos e serviços alavancaram de uma forma impressionante. Apesar do momento crítico da pandemia ter passado, o hábito de comprar em lojas virtuais ainda se mantém.
No entanto, se você ainda não apostou na criação de e-commerce para a sua empresa, é o momento de mudar essa realidade. Quer saber por quê? Confira abaixo!
Qual é a importância de uma loja virtual?
Para que você entenda a importância de uma loja virtual hoje, separamos alguns dados que mostram o quanto ter um e-commerce hoje é extremamente benéfico para as empresas.
Então, segundo informações da Neotrust, responsável por monitorar as lojas virtuais, o e-commerce em 2021 teve um faturamento acima de R$ 160 bilhões. Assim, houve um crescimento de mais de 25% em comparação ao ano de 2020.
Outro dado impressionante é do estudo feito pelo IDC, encomendado pela Infobip, empresa de comunicação. Segundo a pesquisa, 82% da população da América Latina realiza compras pela internet.
O Brasil está em primeiro lugar, com 88% da população fazendo compras pela internet e logo em seguida está a Colômbia, com pouco mais de 79%.
Por fim, outro dado importante que releva a relevância da criação de e-commerce é que 71% dos brasileiros preferem fazer compras online, segundo pesquisa feita pela ConQuist Consultoria.
O que fazer antes da criação de um e-commerce?
Para que você consiga ter bons resultados, é fundamental ainda que você se atente a alguns fatores antes da criação de uma loja virtual. Então, separamos abaixo alguns deles. Confira!
Saiba quem é seu público alvo
Faz toda diferença entender quem é o seu público alvo antes de montar uma loja virtual hoje. Isso porque, e a partir da identificação do perfil dos seus clientes que se torna possível adotar estratégias de vendas eficazes.
Escolha bem seus fornecedores
Encontrar bons fornecedores é outro fator a se analisar antes de efetivamente colocar o seu e-commerce no ar. A escolha dos parceiros interfere em vários pontos do seu negócio, como:
- Preço dos produtos;
- Prazo de entrega;
- Estoque e etc.
Planeje a sua logística de vendas
Como a entrega dos seus produtos será feita? Pelos correios ou transportadoras? Essa decisão tem impacto direto no valor do frete e deve ser pensada de maneira cuidadosa.
Isso porque, os clientes são exigentes e não costumam olhar com bom grado valores altos de frete e prazo longo de entrega.
Formas de pagamento
Antes da criação de e-commerce defina ainda as formas de pagamento, que devem ser as mais diversificadas possíveis. Dessa maneira, é possível superar o obstáculo de não conseguir vender por aceitar apenas um ou dois meios de pagamento.
Vantagens da criação de um e-commerce
Se os dados acima ainda não lhe convenceram da importância de uma loja virtual, separamos algumas vantagens na criação de uma. Veja:
- Sua loja aberta 24 horas por dia, 7 dias na semana;
- Maior visibilidade e mais vendas;
- Custo de manutenção baixo;
- Facilidade no gerenciamento de estoque.
Principais plataformas de e-commerce
Outro detalhe muito importante na criação de e-commerce é a escolha da plataforma e existem diversas. Contudo, há aquelas que se destacam mais por apresentarem uma melhor performance.
Então, são elas:
- Shopify – inteiramente em português, conta com templates prontos para serem utilizados e grande variedade de planos;
- WooCommerce – plugin do WordPress voltado para a criação de lojas virtuais, bastante personalizável e perfeita todas as empresas;
- Magento – segura e totalmente personalizável, cheia de funcionalidades e recursos integrados, como gerador de boletos eletrônicos, por exemplo.
Para escolher a melhor plataforma de criação de e-commerce, faça uma análise dos planos, segurança e funcionalidades oferecidas.
Conclusão
Criar uma loja virtual para começar a vender pela internet nunca foi tão fácil. Inclusive, este é o melhor momento para expandir a sua empresa para o mundo digital, pois as compras online são uma tendência que chegou para ficar.
Então, não fique atrás da concorrência: aposte na criação de e-commerce e usufrua de todos os benefícios que você viu aqui.