O Google Ads é a solução de publicidade on-line do Google – que é usada por milhões de empresas em todo o mundo. É considerado tão lucrativo que o próprio Google estima que pode oferecer um retorno de investimento de 8:1 , mesmo com apenas R$ 50 a R$ 200 por dia.
Entender como navegar na plataforma do Google Ads é o primeiro passo para trabalhar com essa poderosa ferramenta. Neste guia, também exploraremos os benefícios do Google Ads, custos de publicidade e quais ferramentas podem ajudá-lo a criar sua primeira campanha publicitária.
- O que é publicidade do Google?
- Quanto custa a publicidade do Google?
- Como funcionam os anúncios do Google?
- Publicidade paga do Google x Google orgânico
- Por que você deve executar anúncios do Google?
- Como anunciar no Google
- Você deve anunciar no Google?
O que é publicidade do Google?
Praticamente qualquer consulta retornará uma SERP com anúncios no topo da página. Esses anúncios são Google Ads — anúncios colocados com a plataforma de publicidade do Google para aparecer nas páginas de resultados de pesquisa e outros sites em sua rede de publicidade.
Os anúncios do Google geralmente são marcados com um indicador “Anúncio” ou “Anúncios” em negrito.
Você pode ouvir os profissionais se referirem à publicidade do Google como “anúncios (ou publicidade) em rede de pesquisa do Google” – isso ocorre porque os anúncios geralmente aparecem nas páginas de pesquisa. A publicidade do Google também oferece posicionamentos de anúncios no Youtube e em sites parceiros.
Esses anúncios de pesquisa são usados por empresas para direcionar tráfego e vendas para seus sites. As pessoas que usam o Google geralmente estão pesquisando por algo, então esses anúncios de pesquisa ganham o bônus adicional de aparecer diante de um público mais engajado.
Além disso, você pode usar a plataforma para segmentar ainda mais o público ao criar seu anúncio. Os recursos do Google Ads permitem determinar para quais públicos você deseja exibir seu anúncio, oferecendo mais oportunidades de conversão.
Quanto custa anunciar no Google?
O custo do Google Ads dependerá do seu orçamento, da competitividade do seu setor e do tipo de anúncio que você deseja colocar.
Os anúncios são criados, gerenciados e executados na plataforma do Google Ads. Você adiciona um novo anúncio na sua campanha, imagens (em anúncios de remarketing) é uma página de destino para visitantes em potencial.
Também há opções para escolher público, palavras-chave e hora do dia para segmentar, dependendo do tipo de anúncio que você está configurando. A partir daí, você será instruído a inserir seu orçamento.
O Google decide onde e quando exibir seu anúncio (enquanto permanece dentro do seu orçamento) com a máquina de aprendizado do Google Ads. Você terá controle sobre quanto ou quão baixo deseja que seu custo por anúncio seja.
No entanto, você precisará de um orçamento significativo ao trabalhar em setores competitivos, como varejo ou tecnologia.
Como funcionam os anúncios do Google?
Sempre haverá mais anúncios disponíveis para pesquisas específicas do que espaço de anúncio em uma SERP. Assim, o Google realiza “leilões” para cada palavra-chave para decidir quais anúncios exibir para uma consulta. Ao criar um anúncio, você está competindo com outras empresas que também criaram um anúncio para sua palavra-chave e/ou público-alvo segmentado.
Existem 3 fatores que determinam se seu lance será vencedor:
- Orçamento: quanto você (ou seus concorrentes) estão dispostos a gastar
- Índice de qualidade: uma classificação da qualidade do anúncio e da página de destino com base na experiência do usuário
- Relevância: a relevância de sua página de destino para seu anúncio e suas palavras-chave (isso também pode contribuir para o índice de qualidade).
A máquina de aprendizado do Google considera cada um desses fatores para determinar quais anúncios aparecem em uma página de pesquisa, páginas da web na rede de anúncios ou em vídeos do YouTube.
Tipos de anúncios do Google
Você pode escolher entre 5 tipos de anúncio:
1. Campanhas de pesquisa: são anúncios de texto que aparecem na parte superior de uma página de resultados de pesquisa do Google. Normalmente, as campanhas de publicidade de pesquisa do Google são custo por clique (CPC), então você só paga ao Google quando alguém clica no seu anúncio. O texto do seu anúncio é o foco desses tipos de campanha, portanto, tome cuidado especial ao escrever.
2. Campanhas do Shopping : as campanhas do Shopping são para vender produtos ou inventário. Esses anúncios incluem detalhes do produto, como uma foto, título do produto, preço e o nome da sua empresa. Esses anúncios CPC aparecem na parte superior ou no lado direito de uma SERP do Google.
Você precisará do Google Merchant, além do Google Ads, para configurar uma campanha de compras e trazer produtos do seu site para a plataforma.
Você poderá especificar palavras-chave negativas com campanhas do Shopping. São palavras-chave para as quais você não deseja que seu anúncio seja exibido. No entanto, você não poderá especificar quais palavras-chave segmentar — o Google decide quando exibir seus anúncios de compras com base em algoritmos.
3. Campanhas da Rede de Display: as campanhas da Rede de Display, às vezes conhecidas como anúncios da Rede de Display do Google (GDN), aparecem em outros sites, e não em SERPs. Eles geralmente contêm texto e imagens, que você determina quando configura seu anúncio.
Os anúncios gráficos atingem 90% dos usuários da Internet porque aparecem quando os usuários navegam online, verificam e-mails ou usam determinados aplicativos. Você poderá especificar quais informações demográficas segmentar na rede de display ao configurar sua campanha.
4. Campanhas de vídeo: as campanhas de vídeo, ou anúncios de descoberta de vídeo, são vídeos curtos exibidos antes ou no meio de uma postagem no YouTube. Eles podem ajudar a gerar assinantes, tráfego ou conversões para seu produto ou serviço.
Você ainda precisará usar o Google Ads para configurar esse anúncio, mesmo que ele seja visto no YouTube. A plataforma permite ajustar o público-alvo e criar um videoclipe de 6 a 15 segundos.
5. Campanhas para aplicativos: as campanhas para aplicativos são anúncios destinados a gerar instalações de aplicativos ou compras no aplicativo. Eles podem aparecer em SERPs, redes de display e YouTube, dependendo de onde o aprendizado de máquina do Google prevê que você obterá o máximo de seu anúncio.
Ao configurar este anúncio, você poderá adicionar o design e o orçamento do anúncio. O Google exibirá automaticamente seu anúncio em canais onde o público-alvo tem maior probabilidade de se interessar pelo seu aplicativo.
O Google Ads é o mesmo que o CPC?
Não. CPC (abreviação de “custo por clique”) é um tipo de publicidade paga , enquanto o Google Ads é uma plataforma CPC. Embora os termos sejam frequentemente usados de forma intercambiável, eles não significam a mesma coisa.
Como o nome sugere, você só paga por um anúncio CPC quando o cliente clica nele. Você não precisa pagar para exibir seu anúncio. Muitos tipos de publicidade do Google são CPC, mas o CPC não se limita à publicidade do Google.
Publicidade paga do Google x Google orgânico
A publicidade do Google (CPC) e o Google orgânico (SEO) são ambos tipos de marketing de mecanismo de pesquisa (SEM). No entanto, os dois funcionam de maneira muito diferente e devem ser executados como canais de marketing separados:
Anúncios pago do Google Ads x Google orgânico
A publicidade do Google (CPC) e o Google orgânico (SEO) são ambos tipos de marketing de mecanismo de pesquisa (SEM). No entanto, os dois funcionam de maneira muito diferente e devem ser executados como canais de marketing separados:
- O Google Ads é um canal de pesquisa pago. Você veicula anúncios e paga quando alguém clica no seu anúncio. Você pode definir quais anúncios serão exibidos e quanto gastará, e poderá começar a direcionar o tráfego imediatamente.
- O Google Orgânico segmenta o próprio mecanismo de pesquisa. Você implementa estratégias em seu site para classificar o mais alto possível nos resultados de pesquisa do Google, a fim de gerar cliques. Você não paga para classificar e não paga quando alguém clica. mas é um processo mais lento que você não pode ligar ou desligar. Pode levar muito tempo para se classificar bem organicamente, mesmo se você for um especialista em SEO que sabe o que está fazendo.
A veiculação de publicidade do Google enquanto trabalha em seu SEO pode ajudar a apoiar suas metas gerais de marketing.
Por que você deve fazer anúncios pagos do Google Ads?
Podemos pensar o seguinte: podemos direcionar tráfego para o site com canais de marketing gratuitos, Google Orgânico ou de baixo custo, por que pagar por anúncios no Google Ads?
Muitos profissionais de marketing adicionaram o Google Ads à sua estratégia de marketing e com razão. Com um bom orçamento e uma estratégia adequada, você pode obter retornos significativos com uma campanha do Google Ads.
Os benefícios do Google Ads podem incluir:
- ROI mais rápido: uma vez ao vivo, os anúncios estão disponíveis para cliques onde quer que sejam exibidos. Anúncios populares podem se tornar lucrativos quase que imediatamente, e bons anúncios podem ter retornos muito mais rápidos do que outros canais de marketing, como SEO ou e-mail.
- Controle de gastos: a funcionalidade do Google Ads oferece controle total sobre seu orçamento e quanto você gasta. Você pode ajustar os parâmetros de sua campanha a qualquer momento ou desativá-los conforme necessário.
- Apoie suas metas de marketing: a publicidade do Google pode ajudar você a gerar mais reconhecimento da marca, bem como tráfego, tráfego ou conversões. Não importa sua meta de marketing, há um tipo de anúncio do Google que pode ajudar você a alcançá-la.
- Relatórios fáceis: acompanhe os cliques, gastos e muito mais de seus anúncios na plataforma de anúncios ou conecte a plataforma às ferramentas de CPC que você pode ter disponíveis. Você também pode conectar sua conta do Google Ads diretamente ao Google Data Studio para relatórios automatizados ao vivo.
- Controle de segmentação: o Google Ads oferece muito controle sobre para quem você deseja exibir seus anúncios, onde deseja exibi-los e por quanto tempo. Você pode especificar o dispositivo, hora do dia, demografia, localização, posicionamento e muito mais. Isso lhe dará a oportunidade de otimizar seu orçamento, pois você saberá que está segmentando as pessoas certas e não desperdiçando seu dinheiro com pessoas que nunca serão convertidas.
Você deve anunciar no Google?
Nós pensamos assim. O Google Ads pode ser um canal de marketing muito lucrativo para o seu negócio. Embora a configuração de seus anúncios exija um pouco de esforço, quando eles estiverem em exibição, você poderá monitorá-los e aprender as técnicas que funcionam melhor para você.
Aproveite as ferramentas especializadas para concluir o processo de criação de anúncios. Seu próximo grande anúncio está chegando.