Se você deseja realizar uma pesquisa de palavras-chave com base no seu público e encontrar as melhores palavras-chave, você precisa usar as melhores ferramentas para isso. Com novas ferramentas, novos algoritmos e novas concorrências sendo criadas todos os dias, como você sabe quais são as ferramentas certas para você?
Analisamos 6 ferramentas de pesquisa de palavras-chave que você pode usar para melhorar o seu conteúdo ou anúncio e falar diretamente com seu público-alvo:
- Keyword Magic Tool
- Google Trends
- AnswerThePublic
- Keyword Tool
- AlsoAsked
- Google Ads
1. Keyword Magic Tool
O que é: A Keyword Magic Tool oferece um banco de dados internacional com mais de 20 bilhões de palavras-chave. Ele possui um sistema de filtragem robusto que pode agrupar palavras-chave por tópico, intenção de pesquisa, tipo de pergunta, recursos SERP e muito mais. Também inclui métricas que mede a dificuldade e concorrência de palavras-chave.
Por que gostamos: você pode fazer uma pesquisa sobre tudo, desde a ideia de conteúdo até a otimização. Com seu amplo banco de dados de palavras-chave e filtros semânticos, a Keyword Magic Tool é perfeita para explorar tópicos de nicho.
Como funciona: como a maioria das ferramentas de pesquisa de palavras-chave, a Keyword Magic Tool começa com uma palavra-chave inicial. Uma palavra-chave é uma palavra ou frase curta que representa seu tópico principal.
Digamos que você esteja administrando uma agência de viagens e queira escrever sobre férias.
Tudo o que você precisa fazer é inserir “férias” na barra de pesquisa e selecionar seu banco de dados preferido para gerar milhares de sugestões. Neste exemplo, usamos o Brasil.
Quer limitar a sua pesquisa? Sem problemas. Você pode criar os seguintes filtros:
- Perguntas
- Palavras-chave de correspondência ampla, exata, de frase e de correspondência relacionada
- Linguagem
- Volume de pesquisa
- Densidade da palavra-chave
- Intenção de pesquisa
- CPC
Selecione as opções de seu interesse e sua pesquisa será restrita automaticamente de acordo com seus novos critérios. Você pode até restringir seus resultados incluindo palavras e frases populares ou de alto volume.
2. Google Trends
O que é: o Google Trends é uma ferramenta gratuita que mostra os termos de pesquisa mais buscados no Google e você pode usar para explorar e analisar tendências de pesquisa históricas e em tempo real. Você pode ver o que está em alta nas regiões do mundo com base em amostra de dados e consultas de pesquisa do Google.
Por que gostamos: O Google Trends é perfeito para identificar novas tendências do mercado e saber quando o interesse por elas está diminuindo. Isso ajuda no planejamento de campanhas sazonais e ter insights em relação ao público alvo.
Como funciona: você pode usar o Google Trends para pesquisar dados específicos que deseja ou para explorar tópicos mais gerais e obter novas ideias.
Alguns exemplos de relatórios de termo de pesquisa usando a palavra-chave “WhatsApp” nos últimos 5 anos.
Clique em ” + Comparar ” para visualizar várias palavras-chave relacionadas simultaneamente. Isso pode ajudar você a analisar os interesses do público em tópicos relacionados e como esses interesses variam ao longo do tempo em diferentes regiões. Você pode usar esses dados para decidir no que focar em seu conteúdo e até mesmo para análise competitiva.
Com as Pesquisas relacionadas, você pode gerar novas ideias relacionadas às palavras-chave de destino relevantes para a região que deseja segmentar. Isso pode gerar novas ideias para seu conteúdo e plano de marketing e ajudar a fornecer orientação para sua pesquisa de palavras-chave.
Você também pode analisar e comparar o interesse em um tópico por país. Você pode usar isso para encontrar novos públicos em todo o mundo ou garantir que está criando conteúdo relevante para sua região de destino.
O Google Trends é totalmente gratuito, tornando-se um ótimo recurso complementar para pesquisa ou brainstorming.
3. Responda ao público
O que é: AnswerThePublic é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que agrega sugestões de preenchimento automático do Google e ajuda você a encontrar palavras-chave de long-tail relacionadas a um tópico. Ele faz isso criando nuvens de palavras que agrupam visualmente consultas relacionadas.
Por que gostamos: AnswerThePublic é excelente para idealização de conteúdo. Suas nuvens de palavras ajudam você a antecipar perguntas mais específicas e frases de pesquisa que seu público pode usar, que você poderia ter deixado passar despercebido. Você pode usá-lo para gerar ideias para conteúdo mais relevante.
Como funciona: Comece digitando uma palavra-chave inicial para o tópico sobre o qual deseja escrever e selecione seu idioma e país. Por padrão, a ferramenta mostrará dados do Reino Unido. Neste exemplo, usaremos “whatsapp” e analisaremos os dados de pesquisa do Brasil.
Em seguida, AnswerThePublic nos mostrará todas as consultas que encontrar relacionadas a “whatsapp”, agrupadas em nuvens de palavras temáticas. Por exemplo, aqui está a nuvem de palavras para perguntas sobre chocolate.
Como essa nuvem representa perguntas, os termos de pesquisa são agrupados por palavras de pergunta e classificados por popularidade. Os termos de pesquisa com um tom mais escuro foram mais populares quando o relatório foi gerado. No entanto, isso nem sempre reflete um volume de pesquisa mais alto ou mais resultados em geral. Ao clicar em qualquer termo de pesquisa, ele direcionará você para os resultados da pesquisa ao vivo para esse termo no Google.
Além de perguntas, você também pode encontrar:
- Pesquisar frases por preposição (por exemplo, whatsapp para empresas)
- Comparações (por exemplo, whatsapp versus telegram)
- Alfabéticos (palavras-chave classificadas em ordem alfabética pela palavra após “whatsapp”. Por exemplo, “whatsapp business api” seria agrupado em “A”.)
- Pesquisas relacionadas
4. Keyword Tool
O que é: a Keyword Tool usa dados de preenchimento automático de vários mecanismos de pesquisa, incluindo Google, Bing, YouTube, Amazon, Instagram, eBay e Play Store, para ajudá-lo a encontrar e segmentar palavras-chave, produtos e hashtags long-tail.
Por que gostamos: a Ferramenta de palavras-chave se concentra em palavras-chave long-tail não visíveis no Planejador de palavras-chave do Google. Por isso, a Keyword Tool é mais eficaz para pesquisa orgânica, marketing de conteúdo e SEO.
Como funciona: Primeiro, selecione o mecanismo de pesquisa e o país do qual deseja visualizar os dados. Em seguida, insira sua palavra-chave seed. A Ferramenta de palavras-chave gerará uma lista de sugestões, perguntas e proposições de preenchimento automático do mecanismo de pesquisa selecionado.
Selecione todas as palavras-chave que deseja segmentar e clique em “Exportar” para baixá-las em um arquivo CSV ou Excel.
Quanto custa: você pode usar a versão gratuita do Keyword Tool sem nem mesmo criar uma conta. A ferramenta gratuita gera até 750 sugestões para cada palavra-chave semente pesquisada.
5. AlsoAsked
O que é: AlsoAsked é uma ferramenta que agrega os dados de pessoas que pesquisam no Google para que você possa analisá-los para informar sua estratégia. Como qualquer profissional de marketing digital sabe, a caixa de pesquisa People Also Ask (PAA) do Google é uma mina de ouro para tópicos e perguntas relacionadas à sua palavra-chave de escolha.
Por que gostamos: você pode gerar facilmente novas ideias de conteúdo direcionadas às perguntas do PAA.
Como funciona: AlsoAsked mostra as perguntas do PAA geradas por sua palavra-chave inicial e as exibe em um diagrama de ramificação que ilustra a relação entre essas perguntas relacionadas.
Por exemplo, aqui estão as perguntas que o AlsoAsked encontra se você pesquisar “agencia de marketing digital” no Brasil:
A busca por “agencia de marketing digital” gera quatro perguntas principais:
- Quais são as melhores agências de marketing digital?
- O que faz uma agência de marketing digital?
- Qual é o melhor site de marketing digital?
- Qual é a melhor agência de marketing digital do Brasil?
No entanto, essas questões também geram seus próprios resultados do PAA. Essas novas perguntas são exibidas em ramificações adicionais. Se você clicar em um deles, poderá visualizar um novo diagrama a partir desse ponto.
Os resultados não mostram apenas tópicos diferentes que você pode abordar; ele também mostra as relações entre essas perguntas, o que pode ajudá-lo a estruturar seus artigos. Dessa forma, você está visualizando todas as perguntas mais importantes na ordem em que provavelmente serão feitas.
Você também pode exportar esses dados como CSV ou imagem para usar em análises ou apresentações.
6. Anúncios do Google
O que é: o Google Ads é uma plataforma de publicidade online. Sua ferramenta, o Planejador de palavras-chave, permite que os usuários pesquisem palavras-chave e façam lances nelas para exibir anúncios em resultados de pesquisa, aplicativos para dispositivos móveis, sites e vídeos on-line.
Por que gostamos: por ser principalmente uma plataforma de anúncios, o Planejador de palavras-chave se concentra mais em dados de custo por clique (CPC) do que em dados de pesquisa orgânica. Portanto, embora seja útil para qualquer profissional de marketing digital ou especialista em SEO, a ferramenta é mais valiosa para os envolvidos com anúncios pagos.
Como funciona: para acessar o Planejador de palavras-chave, primeiro você precisa de uma conta do Google Ads. Você pode usar o Planejador de palavras-chave para fazer duas coisas: encontrar novas palavras-chave e encontrar dados históricos sobre palavras-chave que você já conhece.
Para encontrar novas palavras-chave, clique em “Descobrir novas palavras-chave”. Em seguida, insira uma palavra-chave inicial ou selecione “Começar com um site” e insira seu domínio ou o de um concorrente.
Em seguida, refine seus resultados incluindo ou excluindo palavras-chave de marca ou amplie sua pesquisa usando as sugestões do Planejador de palavras-chave. Você também pode filtrar por concorrência, anúncio ou parcela de impressões orgânicas, lance no topo da página e muito mais.
Em seguida, adicione as palavras-chave selecionadas a uma campanha de anúncios nova ou existente ou exporte suas ideias de palavras-chave para um arquivo CSV ou Planilhas Google.
Para encontrar dados de volume de pesquisa para uma lista de palavras-chave, você pode primeiro clicar em Obter volume de pesquisa e previsões. Em seguida, digite, copie e cole ou carregue sua lista de palavras-chave.
Aqui, você encontrará dados históricos e de previsão para seu lote de palavras-chave. Você pode usar isso para rastrear palavras-chave que já está segmentando e dinamizar sua estratégia de acordo.
Quanto custa: embora o Planejador de palavras-chave seja tecnicamente gratuito, você só pode acessá-lo por meio de uma conta do Google Ads (que solicita informações de faturamento). É melhor acessar essa ferramenta usando uma conta que gaste dinheiro no Google Ads, pois isso pode ajudar você a acessar dados melhores.
Conclusão
Em última análise, você conhece seu conteúdo melhor do que ninguém. Uma ótima pesquisa de palavras-chave garante que o conteúdo chegue às pessoas certas quando elas mais precisam.
Ter em mãos as melhores ferramentas é um passo importante, mas não é o único. Mantenha-se (e sua estratégia) atualizado, continuando a se desafiar por meio da educação, liderança de pensamento e determinação.
Agora, gostaríamos de saber de você – há alguma ferramenta que deixamos de lado?