A tecnologia é uma forte aliada das estratégias de marketing, pois o que não faltam são opções de ferramentas de automação para otimizar diversos processos importantes.
Afinal, esses programas são capazes de realizar várias atividades, como enviar e-mail marketing e agendar publicações nas redes sociais, por exemplo.
Portanto, com a automação de marketing, os times podem focar em atividades que exigem uma atenção maior. Mas qual é a melhor ferramenta hoje? Abaixo explicamos mais!
O que é uma ferramenta de automação?
A ferramenta é propriamente o programa que realiza a tarefa, ou seja, é o ambiente em que a estratégia acontece de fato.
É nessa ferramenta que se define o que será automatizado e por isso ela geralmente conta com vários recursos que podem ser utilizados por todo o time envolvido no marketing.
Sendo assim, estamos falando de um software de automação de marketing, que precisa da inteligência humana para que os fluxos e as regras de automatização sejam definidos.
O que é automação de marketing?
Como o nome já deixa claro, a automação de marketing diz respeito ao uso da tecnologia para otimizar as estratégias de marketing.
Através de uma boa ferramenta é possível disparar e-mails, agendar publicações, usar chatbots, gerar relatórios e muito mais.
Dessa maneira, as empresas podem usufruir de uma série de vantagens, como:
· Mais eficiência no funil de vendas;
· Maior produtividade da equipe;
· Redução de falhas humanas;
· Aumento do ticket médio;
· Maior satisfação do cliente e muito mais.
Tipos de ferramentas de automação
Então, o que não faltam são tipos de ferramentas de automação. Dentre elas estão:
· Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) – automatiza os processos de vendas e faz o gerenciamento de dados dos clientes;
· Marketing por e-mail – facilita o envio de e-mail marketing, configurando formulários e disparando as mensagens para os leads cadastrados;
· Mídias sociais – são as ferramentas que automatizam as mídias sociais, agendando publicações e gerando relatórios;
· Gerenciamento de leads – automatiza a geração e uso de leads no marketing e muito mais.
Qual a melhor ferramenta de automação?
Não é simples definir qual é a melhor ferramenta de automação para o seu negócio, uma vez que tudo depende da necessidade da sua empresa.
Logo, o mais indicado é fazer uma análise e diagnóstico do que o seu negócio precisa no momento. Para, a partir daí, definir a melhor ferramenta que vai ajudar no marketing.
As empresas que querem crescer nas redes sociais, por exemplo, podem se utilizar dos softwares de agendamento de publicações e análise das métricas.
Aquelas que buscam nutrir seus leads para gerar mais vendas, podem contar com as ferramentas de geração de leads, que coletam dados e fazem o envio de e-mail marketing.
Qual é a melhor opção para o seu negócio?
A melhor opção de ferramenta de automação é aquela que entrega o que seu negócio precisa. Por isso, é necessário fazer um diagnóstico do que é mais relevante nesse momento para a sua empresa no quesito marketing.
Hoje existem boas ferramentas que conseguem automatizar diversas atividades, desde o agendamento de publicações até todo o funil de vendas.
O mais importante é entender que com a automação a sua empresa vai conseguir crescer. Afinal, se torna mais simples mensurar os resultados e ter um marketing mais eficiente.
Conclusão
Com a automação de marketing é possível simplificar e otimizar uma série de processos. Por isso, conte com quem entende do assunto para te ajudar nessa automatização.
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