Instagram, Facebook, Youtube e diversas outras redes sociais contribuem para melhorar o alcance e o reconhecimento das empresas na internet. Sem contar que são ótimos canais para interagir com o público.

Entretanto, diante de tantas opções de canais existentes, qual faz sentido utilizar dentro de uma estratégia de rede social?

Então, para te ajudar a decidir quais usar no seu negócio, hoje vamos apresentar as redes sociais mais usadas no Brasil. Acompanhe!

Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil 2022?

Segundo uma pesquisa feita pela We Are Social, as redes sociais mais utilizadas no Brasil são:

1. WhatsApp – Só no Brasil, o WhatsApp tem mais de 165 milhões de usuários;

2. Youtube – já o Youtube, conta com 142 milhões de usuários, provando que os conteúdos em vídeo estão em alta;

3. Instagram – tem no Brasil mais de 113 milhões de usuários;

4. Facebook – o Facebook hoje conta com 109 milhões de brasileiros conectados;

5. Tiktok – a rede social queridinha da internet já alcançou o top 5, com 82 milhões de usuários brasileiros;

6. LinkedIn – é a maior rede social profissional, com 63 milhões de usuários;

7. Facebook Messenger – é a ferramenta de mensagens em tempo real do Facebook e que tem hoje 62 milhões de brasileiros;

8. Kwai – concorrente do Tiktok, o Kwai vem crescendo e tem 48 milhões de usuários ativos;

9. Pinterest – rede social de foto e de “inspiração”. Hoje o Pinterest tem 46 milhões de usuários no Brasil;

10.Twitter – recentemente comprado por Elon Musk, o Twitter tem 24 milhões de usuários.

Como utilizar as principais redes sociais?

Cada rede social deve ser utilizada de forma coerente dentro da sua estratégia de marketing digital. Acompanhe!

WhatsApp

Existe uma versão Business do WhatsApp, onde você pode criar uma conta e exibir para os seus clientes uma série de informações sobre a sua empresa, como telefone, endereço, site, catálogo e muito mais.

Youtube

No Youtube, as empresas podem criar conteúdos em vídeos mostrando o uso dos seus produtos e serviços, além de trazer informações dinâmicas e sanar as dúvidas dos clientes.

Instagram

É uma excelente rede social para interagir com o público. Isso porque, o Instagram tem muitas ferramentas que podem ser exploradas para as empresas, como story, reels, post único, carrossel e muito mais.

Facebook

O Facebook é um dos melhores canais para investir em anúncios pagos. Através da ferramenta Facebook Ads, você consegue testar públicos e validar a persona da sua empresa.

Tiktok

Tem um público majoritariamente adolescente, pois é um canal de humor, com dancinhas e conteúdos mais rápidos. Porém, pode ser explorado pelas empresas, especialmente porque conta também com a ferramenta de anúncio.

Qual a melhor rede social para a sua empresa?

Mas afinal, qual rede social a sua empresa deve usar? Então, a sua marca precisa estar presente onde o público alvo estar.

Logo, para definir qual rede social a sua empresa deve criar conteúdos e trabalhar, é preciso conhecer bem o público alvo. Isso significa entender o perfil exato dos seus potenciais clientes, como idade, sexo, poder aquisitivo e até as plataformas que eles mais utilizam.

Afinal, muitas vezes não faz sentido estar em todos os canais, pois se torna até impossível produzir conteúdo de qualidade para todos eles.

Porém, de forma geral, hoje as empresas precisam se fazer presente no Instagram e Facebook, além de terem um perfil no WhatsApp Business para facilitar o contato.

Qual a maior rede global?

A maior rede global é o Facebook, com 2,96 bilhões de usuários ativos. É um canal muito bom para produzir anúncios e investir em estratégias de mídia paga.

Conclusão

Então, quais são as redes sociais hoje que a sua empresa está presente hoje? É fundamental definir de forma estratégica quais usar, sempre atento ao perfil do seu público alvo.

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