Quer fazer com que seu negócio seja mais atrativo para os clientes? Então, uma das estratégias a se utilizar hoje mesmo é o inbound marketing.

Diferente do marketing tradicional, que chega até o cliente através de propagandas e panfletos, o inbound faz o contrário. Visa atrair o cliente para que ele busque a empresa.

Então, hoje você vai entender mais o que é o inbound marketing, para que ele serve e como fazer. Continue a leitura!

Qual A Origem Do Inbound Marketing?

O termo inbound marketing nasceu em 2006 propriamente. Ele foi criado por Brian Halligan, co-fundador da Hubspot, maior plataforma de marketing do mercado.

O empresário percebeu que várias empresas estavam falhando na prospecção de clientes, pois adotavam uma abordagem mais ativa e que interrompiam as pessoas.

Assim, desenvolveu-se o marketing de atração, ou inbound marketing, que faz com que o público chegue até um produto, assumindo um papel mais ativo no processo de compra.

O Que É Inbound Marketing?

O inbound marketing é um conjunto de estratégias que tem como finalidade atrair e conquistar de modo ativo o público alvo.

Então, não é mais as empresas que chegam até os clientes e fazem a captação dos seus dados de forma abrupta e interrompendo o processo natural de compra.

Com essa estratégia é o público que chega até as empresas e se encanta com ela. Por isso, o inbound marketing tem a capacidade de tornar clientes em promotores.

Entretanto, a base do inbound marketing é a criação de conteúdo. O objetivo é ser atrativo, com materiais de qualidade distribuídos nos canais digitais.

Benefícios Do Inbound Marketing

Mas afinal, por que usar o inbound marketing? Então, são vários os benefícios que a sua empresa tem com o marketing de atração. Veja:

  • Aumenta a visibilidade da marca e gera autoridade;
  • Aproxima os clientes;
  • Alcança o público certo;  
  • Reduz os custos com anúncios;    
  • Diminui o ciclo de vendas;
  • Permite mensurar os resultados;  
  • Ticket médio maior.

Quais As Etapas Do Inbound Marketing?

Para conseguir aplicar o marketing de atração, é preciso compreender as etapas que fazem parte dele. Veja:

·   Atração – acontece no topo do funil. O foco aqui é produzir conteúdos que sejam atrativos e gere visitas regulares;

·   Conversão – é o meio de funil. O visitante já conhece seu conteúdo e tem interesse em se aprofundar. Então, ele deixa de ser visitante e se transforma em um lead. Com os dados dele, seu papel agora é oferecer conteúdo mais avançado;

·   Venda – é o fundo de funil. Você atraiu o público certo, converteu o visitante em lead e nutriu o contato com as informações mais avançadas. Agora é o momento de oferecer o seu produto ou serviço para a compra acontecer;

·   Encantamento – é a pós-venda. Aqui deve-se manter a relação com o cliente para fidelizá-lo e fazer com que ele se torne precursor da sua empresa.

Como Fazer Inbound Marketing?

Existem várias maneiras de fazer inbound marketing e você deve relacioná-las às etapas citadas acima. Veja:

·  Marketing de conteúdo – principal ferramenta do inbound marketing e faz parte de todas as etapas do funil de vendas;

·   Blog – canal que você utiliza para produzir seu conteúdo e atrair os visitantes, além de convertê-los em leads;

·   Redes sociais – canais de suporte que contribuem para espalhar a mensagem da sua empresa e fortalecer a imagem dela para o público;

·   Site – é aqui que o cliente encontra o produto ou serviço real

Ferramentas De Inbound Marketing

As ferramentas ajudam o seu negócio a ser mais atrativo e por isso devem fazer parte de uma boa estratégia de inbound marketing. São elas, o marketing de atração não funciona.

Existem várias ferramentas e plataformas que dão suporte a sua estratégia. A principal delas é o blog e o site. É preciso escolher em qual ferramenta você vai criar a sua página. Hoje o WordPress é o mais famoso.

Além desses, outras ferramentas são importantes, como:

·  E-mail marketing – responsável por captar os leads e disparar os e-mails automaticamente;

·    SEO – ajudam a otimizar o seu conteúdo e a selecionar as palavras-chave, como Planejador de palavras do Google e SEMRUSH;

·    Análise de métricas – como saber a performance dos seus conteúdos? Através das ferramentas de análise de métricas, uma das principais é o Google Analytics.

Conclusão

Para aplicar o inbound marketing de forma eficaz e gerar resultados, nada melhor do que contar com uma consultoria de marketing. Entre em contato e veja como podemos ajudar a sua empresa a crescer.

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