A criação de landing page é uma estratégia que faz muita diferença para os resultados da sua empresa, uma vez que ela possui uma conversão muito maior do que outras páginas de um website.

No entanto, apesar de muita vantajosa, vários donos de sites e blogs não sabem o que é uma landing page e muito menos a sua importância. Por isso, hoje vamos esclarecer tudo que você precisa sobre esse assunto. Confira!

O que é uma Landing Page?

Traduzindo de forma literal, landing page em português significa “página de aterrissagem”. Assim, o principal objetivo delas é a conversão, funcionando como uma página de captura dos dados dos visitantes através de uma oferta.

Para que o usuário não se distraia, a landing page tem poucos elementos, geralmente um título, formulário de preenchimento das informações e CTA.

No entanto, o grande segredo da criação de landing page de alta conversão é a escrita persuasiva, convencendo o leitor a fornecer seus dados para que se torne um lead.

Diferença entre Landing Page e Site

Após ler o conceito de landing page, é provável que você tenha pensado: então é a mesma coisa que um site? A resposta é não, aqui são duas coisas bem diferentes.

O foco da landing page é totalmente a conversão, conduzindo o usuário a cadastrar o e-mail em troca de algum benefício, que pode ser um e-book, por exemplo.

Além disso, ela não tem menus, conteúdos extensos de navegação e nem mesmo links externos. A landing page é limpa.

Em contrapartida, o site é uma plataforma mais completa, com diversas páginas clicáveis e informações sobre os produtos, serviços, quem é a empresa e área para blog.

Criação de Landing Page para Capturar Leads

Como citado anteriormente, o foco da criação de landing page é capturar as informações dos usuários que estão navegando pelo seu site ou blog. 

Dessa maneira, é uma forma de fazer com que esses visitantes, que até então eram desconhecidos, se tornem leads, que nada mais é que contato de possíveis clientes.

Então, para capturar o lead, a landing page tem um formulário e os dados solicitados são os mais diversos possíveis, a depender do objetivo da sua empresa.

No entanto, a informação mais importante é o e-mail. Isto porque, é através dele que você vai começar a alimentar esse lead até que ele se torne efetivamente um cliente.

Ferramentas para a Criação de landing Page

Hoje com o avanço da internet e da tecnologia, diversos serviços podem ser otimizados com o uso de ferramentas, dentre eles a criação de landing page. 

Logo, não há necessidade de conhecimento em programação. Com a plataforma certa você cria uma landing page profissional.

Sendo assim, separamos algumas ferramentas para essa criação:

  • Instapageé uma plataforma que chama atenção pela simplicidade, pois permite que você crie a sua landing page no estilo “arrasta e solta”;
  • Unbouncefunciona de forma semelhante a anterior, mas chama atenção pela grande quantidade de landing pages pré-prontas para serem utilizadas;
  • Leadpages – essa aqui é altamente incrível, uma vez que mostra a taxa de conversão de cada landing page, assim você pode escolher a mais adequada.  

5 Dicas para Criar uma Landing Page

Para te ajudar na criação de landing page usando as ferramentas acima, separamos algumas dicas importantes a serem seguidas. Confira a seguir!

1 – Utilize imagens de boa qualidade

As imagens chamam atenção dos usuários e podem contribuir diretamente para a conversão. Por isso, na hora de criar uma landing page, aposte em imagens de boa qualidade e que façam sentido para o contexto.

2 – Seja objetivo

Nada de tentar enrolar com textos longos ou informações pouco diretas. Seja objetivo! É preciso que o usuário entenda a vantagem que ele vai ter em fornecer seus dados para aquela página de captura.

3 – Aposte em uma landing page de tela toda

O intuito da criação de landing page é não existir qualquer tipo de distração. Portanto, vale a pena testar uma página de captura que preencha a tela toda, evitando que o usuário perca o foco.

4 – Solicite apenas as informações importantes

O formulário da landing page deve ser voltado apenas para a captura de informações importantes. Nada de se prolongar em perguntas ou solicitações que não façam sentido. Isso só cansa o usuário!

5 – Utilize CTA

Por fim, aposte no uso de CTA (Call to action) ou chamada para ação para que o visitante saiba o que precisa fazer. Alguns exemplos são:

  • Baixe e-book;
  • Acesse gratuitamente;
  • Quer receber o material.

Conclusão

A criação de landing page é uma estratégia importante para conversão, pois diferente de um website, ela é focada totalmente em captar leads. Então, não deixe de utilizá-la.