Você gostaria de gastar menos tempo gerenciando sua campanha de anúncios pagos e gerando as mesmas, se não mais, conversões? Então você está com sorte. O Google lançou a sua mais nova solução no Google Ads, a Performance Max ou PMAX.

A campanha Performance Max é um novo tipo de campanha baseada em metas. Com ela, os anunciantes de performance podem acessar todo o inventário do Google Ads em um só lugar. Ela complementa as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave e ajuda você a encontrar mais clientes que geram conversões em todos os canais do Google, como o YouTube, a Rede de Display, a Pesquisa, o Discover, o Gmail e o Maps.

As campanhas Performance Max, usam inteligência artificial e aprendizado de máquina para melhorar sua estratégia de publicidade e oferecem uma abordagem prática para vencer qualquer outro anúncio pago.

Animado? Bem, aqui está tudo o que você precisa saber sobre as campanhas Performance Max, quando usá-las e como criar as suas próprias.

O que são Campanhas Performance Max?

O Google apresentou as campanhas Performance Max pela primeira vez em seu evento Google Marketing Livestream em maio de 2021.

As campanhas Performance Max são a primeira campanha publicitária totalmente automatizada desse tipo. Ao contrário das campanhas tradicionais do Google Ads, o Google automatiza a segmentação e a entrega das campanhas Performance Max com base nas informações que você fornece. Tudo o que os anunciantes precisam fazer é fornecer uma série de criativos de anúncio (uma frase de chamariz, texto do anúncio adicionado e imagens ou vídeos relevantes), e o Google cuida do resto.

Ele também se destaca de qualquer outra oferta atualmente, permitindo que você acesse todo o inventário de anúncios do Google a partir de uma única campanha. YouTube, Pesquisa, Display, Gmail, Google executarão e testarão criativos em todos os canais para atingir suas metas.

Em resumo, você obtém acesso a todo o inventário de espaço publicitário do Google e a uma campanha publicitária totalmente automatizada com o mínimo de esforço possível.

Quando você deve usar as campanhas Performance Max?

A melhor notícia das campanhas Performance Max é que elas usam todo o inventário de anúncios do Google, você pode usá-las para praticamente qualquer tipo de campanha.

No entanto, isso não significa que as campanhas Performance Max sejam uma solução para tudo. Os especialistas em Google Ads que podem obter muito mais receita otimizando todas as facetas de uma campanha provavelmente não aproveitarão a natureza de definir e esquecer das campanhas Performance Max.

No entanto, torna as campanhas Performance Max são perfeitas para proprietários de pequenas e médias empresas que não têm muito tempo ou uma equipe dedicada para executar campanhas ou também para você que:

  • não tem tempo ou conhecimento para otimizar suas próprias campanhas
  • quer um bom desempenho do anúncio, mas não quer pagar por uma agência de links patrocinados
  • não tem o orçamento necessário para segmentar todo o inventário de anúncios do Google individualmente
  • tem um grande orçamento e quer descobrir novos ângulos que resultam dessas campanhas
  • deseja otimizar o desempenho de suas campanhas, mas não se importa em quais canais seus anúncios são exibidos
  • deseja simplificar sua publicidade CPC com uma única campanha

Quanto a quais setores são mais bem atendidos por esses anúncios, é um pouco difícil dizer, considerando o quão novos eles são. Seja você um ecommerce, um varejista físico, uma marca SaaS ou uma empresa B2B, recomendo experimentá-los.

Praticamente qualquer setor pode ter sucesso com as campanhas Performance Max. Apenas certifique-se de definir metas específicas ao lançar sua campanha.

Com isso, quero dizer focar anúncios em um produto ou oferta específica, em vez de sua marca como um todo. As campanhas de conscientização não têm tanta probabilidade de obter resultados com a publicidade Performance Max.

Quais são as principais vantagens de uma campanha Performance Max?

Não tem certeza se esses novos anúncios são a escolha certa para sua marca? Vamos dar uma olhada nas vantagens.

Foco nos Objetivos

O principal benefício do Performance Max é a natureza focada em metas das campanhas. A meta principal das otimizações de campanha do Google é atingir a meta que você definiu no início da campanha. Se você tem uma meta muito específica, como adquirir clientes de teste para seu novo produto, as campanhas Performance Max são uma ótima maneira de impulsionar a conversão.

Otimização e criação de anúncios sem intervenção

Outra das maiores vantagens das campanhas Performance Max é a abordagem prática que os anunciantes podem adotar com suas campanhas CPC. Depois de configurar a campanha (o que é incrivelmente rápido e fácil, como você verá abaixo), não há muito mais o que fazer.

Configurar e gerenciar a campanha também é muito mais rápido. Não há necessidade de projetar seus criativos com campanhas Performance Max, basta fornecer ao Google todos os recursos individuais e ele cria anúncios em seu nome. Você não precisa perder tempo selecionando quais redes executar, e também não há necessidade de ajustar a campanha enquanto ela estiver ativa. O Google faz tudo para você.

Como você gasta o tempo que economiza depende de você. Alguns proprietários de empresas se concentrarão em otimizar seus negócios como um todo, mas você também pode optar por gastar tempo otimizando seus criativos de anúncios (o único elemento das campanhas Performance Max que você controla) para aumentar ainda mais o desempenho da campanha.

Acesso a mais inventário de anúncios

Obter acesso a todo o inventário do Google em uma campanha é outro grande benefício. Antes das campanhas Performance Max, a barreira de entrada para a criação de uma campanha que aproveita todo o inventário de anúncios do Google era incrivelmente alta. Apenas os maiores comerciantes de gastos seriam capazes de fazê-lo.

As campanhas Performance Max democratizam o acesso ao inventário de anúncios do Google de uma forma nunca antes vista e dão a todos a chance de anunciar em todo o ecossistema de anúncios do Google.

Essa não é apenas uma ótima maneira de alcançar rapidamente novos segmentos de clientes, mas também é uma ótima maneira de gerar mais dados de CPC que você pode usar para informar novas campanhas no futuro. Quem sabe, você pode descobrir uma combinação de segmento de público e inventário de anúncios que se converte como um sonho.

Economize dinheiro em custos de marketing

Você também não precisa ser um especialista em CPC para executar essas campanhas. Não há necessidade de adivinhar testes manuais, estratégias de lances ou qual inventário de anúncios fornecerá os melhores resultados. É claro que alguns proprietários de empresas que têm experiência com publicidade no Google Ads podem não gostar de abrir mão do controle dessa maneira, mas ainda pode ser lucrativo experimentar campanhas de desempenho máximo para ver o tipo de resultado que pode fornecer.

Se funcionar, você não precisará se preocupar em gastar tempo gerenciando suas próprias campanhas, não importa o quão experiente eles sejam com campanhas CPC.

Desvantagens das campanhas de desempenho máximo

Se há uma desvantagem de usar as campanhas Performance Max, é a geração de relatórios, um problema levantado durante a conferência Google Marketing Livestream.

O Google anunciou que os anunciantes levantaram problemas com a transparência dos relatórios, mas o gigante das buscas está tomando medidas para melhorar esse recurso. Os relatórios ainda são limitados no momento da redação, mas isso pode melhorar no futuro.

Um estudo de caso da campanha de desempenho máximo do Google

Naturalmente, o Google foi rápido em compartilhar os resultados positivos que as empresas viram em seu novo formato de campanha. Isso ocorreu principalmente por meio de um estudo de caso publicado com o provedor de empréstimos ao consumidor MoneyMe.

A empresa, que buscava aumentar rapidamente sua base de clientes, trabalhou com a agência australiana Sparro para lançar as campanhas Performance Max. O objetivo da campanha era gerar novos empréstimos financiados para o produto de destaque da empresa, empréstimos pessoais. Eles começaram maximizando as conversões para encontrar uma meta de CPA de referência antes de mudar para uma estratégia de CPA desejado para aumentar a lucratividade das campanhas.

Os resultados são impressionantes. As campanhas Performance Max ajudaram a MoneyMe a aumentar as conversões em 22% e gerar mais de US$ 800.000 em receita de novos empréstimos. Eles também conseguiram reduzir seu CPA em 20%.

As campanhas Performance Max ajudaram a MoneyMe a aumentar as conversões em 22% e gerar mais de US$ 800.000 em receita de novos empréstimos.

Como criar uma campanha Performance Max

Acesse a sua página do Google e vá em criar uma nova campanha e escolha a opção Performance Max. Você também precisará ter o acompanhamento de conversões do Google Ads implementado em seu site.

Depois de fazer os dois, siga as instruções abaixo.

Etapa 1: definir uma meta

A primeira etapa na criação de uma campanha Performance Max é definir uma meta. Isso pode ser vendas online, geração de leads ou vendas offline.

Etapa 2: definir um orçamento e uma estratégia de lances

Em seguida, defina um orçamento e uma estratégia de lances. Você pode optar por maximizar a conversão ou o gasto, definir um CPA máximo ou definir um custo ou conversão desejado.

Etapa 3: criar um grupo de ativos

Como discutimos acima, este não é um anúncio. É uma coleção de recursos que o Google usará para criar anúncios estáticos e dinâmicos, dependendo do posicionamento do anúncio.

No total, você precisará fornecer ao Google:

  • 3 versões de títulos
  • 2 descrições de anúncios
  • um título mais longo
  • uma imagem de paisagem 600×316
  • uma imagem quadrada de 300×300
  • uma imagem quadrada de 314 × 314
  • um logotipo 128×128
  • um vídeo de mais de 10 segundos para anúncios em vídeo

Etapa 4: selecione um público-alvo (opcional)

Se você quiser ajudar o Google nos primeiros passos, selecione um público-alvo . O Google exibirá automaticamente seus anúncios para os usuários com maior probabilidade de conversão, mas você pode fornecer sinais para ajudar o Google a encontrar rapidamente seus clientes ideais.

É claro que, ao fazer isso, você pode perder a descoberta de um segmento de público ainda não descoberto.

Etapa 5: adicionar extensões

Podem ser extensões existentes no nível do site ou você pode criar seus próprios links de site para sua campanha Performance Max. De maneira útil, o Google sugere a criação de formatos específicos, dependendo dos objetivos de sua campanha, como adicionar uma extensão de formulário se você quiser adquirir leads.

Perguntas frequentes sobre campanhas de Performance Max

As campanhas Performance Max funcionam?

As campanhas Performance Max comprovadamente aumentam as conversões, reduzem o CPA e geram ROI positivo.

Quanto custam as campanhas Performance Max?

O custo das campanhas Performance Max dependerá de suas metas e orçamento. Você precisará gastar pelo menos vários milhares de dólares nas campanhas para ver os resultados inicialmente.

O que você precisa saber sobre as campanhas Performance Max?

As campanhas Performance Max são a primeira campanha PPC totalmente automatizada do Google que oferece acesso a todo o inventário de anúncios do Google. Basta fornecer ao Google uma meta de campanha e um conjunto de recursos criativos e eles criarão e otimizarão tudo para você.

Como o Google oferece suporte às campanhas Performance Max?

O Google usa IA e aprendizado de máquina para otimizar continuamente as campanhas de desempenho máximo. Desde que foram lançados pela primeira vez em maio de 2021, também se comprometeu a melhorar os relatórios e insights das campanhas Performance Max.

Conclusão das campanhas de desempenho máximo

Você não precisa ser um especialista em CPC ou contratar uma agência de marketing de CPC para gerar leads e vendas para o seu negócio. As campanhas Performance Max do Google eliminam todo o trabalho árduo de criar uma campanha CPC eficaz, para que você possa se concentrar em seus negócios enquanto seus anúncios geram conversões e, o mais importante, ROI positivo.

Essas campanhas podem não ser lucrativas imediatamente – assim como qualquer outra estratégia de campanha CPC – mas podem fornecer resultados sólidos ao longo do tempo. Eles definitivamente valem a pena testar.

Você já lançou uma campanha Performance Max? Quais foram seus resultados?

Fonte: Neil Patel