A sua empresa já está na rede social? De acordo com um levantamento feito pela Comscore, o Brasil é o 3º país com maior número de usuários nas redes sociais.
Logo, é natural que as empresas utilizem esses canais para divulgar seus produtos e serviços, muitas vezes criando conteúdos e apostando nas estratégias de marketing digital.
Entretanto, para colher bons resultados, você precisa entender as vantagens e desvantagens do uso das redes sociais, além de saber selecionar qual é a melhor para o seu negócio. Veja!
Quais são as principais redes sociais?
Para as empresas que querem fortalecer a sua imagem no mundo digital, o uso das redes sociais faz muita diferença. Com elas é possível melhorar a relação com o público, promover o reconhecimento da marca e aumentar as vendas.
Porém, em meio a tantas opções, existem aquelas que são mais usadas pelo público. São elas:
1. WhatsApp;
2. Youtube;
3. Instagram;
4. Facebook;
5. Tiktok.
Quais são as vantagens?
O uso da rede social dentro de uma estratégia de marketing digital traz uma série de vantagens, como:
· Engajamento com os clientes – as redes sociais constroem relações e ajudam no engajamento com os clientes;
· Prospecção de novos clientes – com o uso delas é possível atrair e conquistar novos clientes;
· Maior reconhecimento da marca – traz visibilidade para a empresa e assim aumenta o reconhecimento dela nos meios digitais;
· Tráfego – as redes sociais ainda podem ser utilizadas para gerar tráfego para o blog, site ou loja virtual da sua empresa;
· Métricas e indicadores – toda e qualquer rede social hoje conta com métricas e indicadores que podem ajudar as empresas a nortearem as suas estratégias de marketing.
Quais são as desvantagens?
Se utilizado de forma correta, as redes sociais só trazem vantagens para a sua empresa. Porém, algumas desvantagens podem ser notadas também, como feedbacks negativos, por exemplo.
Neste caso, a empresa precisa aprender a lidar com eles de forma correta para não gerar outra grande desvantagem, que é o cancelamento da marca.
No mais, os resultados na rede social demoram mais para surgir, especialmente se você utiliza apenas as estratégias orgânicas. Por isso, a mídia paga se faz necessária também para potencializar os resultados.
Qual a melhor para o seu negócio?
A melhor rede social para a sua empresa é aquela em que seu público alvo-estar presente:
· Instagram e Facebook – empresas de todo nicho devem utilizá-lo, pois costumam ser unânime entre o público;
· Youtube – empresas de imóveis, vinhos, SaaS e outras podem aproveitar o Youtube para tirar dúvidas e criar conteúdos sobre os produtos e serviços;
· Tiktok – empresas com o público alvo mais juvenil devem estar presentes no Tiktok, como escolas de línguas, por exemplo.
Conclusão
As redes sociais devem fazer parte de uma boa estratégia de marketing digital, mas precisam ser utilizadas de forma coerente. Por isso, conte com quem entende do assunto para planejar ações eficazes para os seus canais digitais.
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