A tecnologia é uma forte aliada das estratégias de marketing, pois o que não faltam são opções de ferramentas de automação para otimizar diversos processos importantes.

Afinal, esses programas são capazes de realizar várias atividades, como enviar e-mail marketing e agendar publicações nas redes sociais, por exemplo.

Portanto, com a automação de marketing, os times podem focar em atividades que exigem uma atenção maior. Mas qual é a melhor ferramenta hoje? Abaixo explicamos mais!

O que é uma ferramenta de automação?

A ferramenta é propriamente o programa que realiza a tarefa, ou seja, é o ambiente em que a estratégia acontece de fato.

É nessa ferramenta que se define o que será automatizado e por isso ela geralmente conta com vários recursos que podem ser utilizados por todo o time envolvido no marketing.

Sendo assim, estamos falando de um software de automação de marketing, que precisa da inteligência humana para que os fluxos e as regras de automatização sejam definidos.  

O que é automação de marketing?

Como o nome já deixa claro, a automação de marketing diz respeito ao uso da tecnologia para otimizar as estratégias de marketing.

Através de uma boa ferramenta é possível disparar e-mails, agendar publicações, usar chatbots, gerar relatórios e muito mais.

 Dessa maneira, as empresas podem usufruir de uma série de vantagens, como:

·        Mais eficiência no funil de vendas;

·        Maior produtividade da equipe;

·        Redução de falhas humanas;

·        Aumento do ticket médio;

·        Maior satisfação do cliente e muito mais.

Tipos de ferramentas de automação

Então, o que não faltam são tipos de ferramentas de automação. Dentre elas estão:

·        Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) – automatiza os processos de vendas e faz o gerenciamento de dados dos clientes;

·        Marketing por e-mail – facilita o envio de e-mail marketing, configurando formulários e disparando as mensagens para os leads cadastrados;

·        Mídias sociais – são as ferramentas que automatizam as mídias sociais, agendando publicações e gerando relatórios;

·        Gerenciamento de leads – automatiza a geração e uso de leads no marketing e muito mais.

Qual a melhor ferramenta de automação?

Não é simples definir qual é a melhor ferramenta de automação para o seu negócio, uma vez que tudo depende da necessidade da sua empresa.

Logo, o mais indicado é fazer uma análise e diagnóstico do que o seu negócio precisa no momento. Para, a partir daí, definir a melhor ferramenta que vai ajudar no marketing.

As empresas que querem crescer nas redes sociais, por exemplo, podem se utilizar dos softwares de agendamento de publicações e análise das métricas.

Aquelas que buscam nutrir seus leads para gerar mais vendas, podem contar com as ferramentas de geração de leads, que coletam dados e fazem o envio de e-mail marketing.

Qual é a melhor opção para o seu negócio?

A melhor opção de ferramenta de automação é aquela que entrega o que seu negócio precisa. Por isso, é necessário fazer um diagnóstico do que é mais relevante nesse momento para a sua empresa no quesito marketing.

Hoje existem boas ferramentas que conseguem automatizar diversas atividades, desde o agendamento de publicações até todo o funil de vendas.

O mais importante é entender que com a automação a sua empresa vai conseguir crescer. Afinal, se torna mais simples mensurar os resultados e ter um marketing mais eficiente.

Conclusão

Com a automação de marketing é possível simplificar e otimizar uma série de processos. Por isso, conte com quem entende do assunto para te ajudar nessa automatização.  

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