O SEO local é a prática de otimização de um site para aumentar o tráfego, os leads e o reconhecimento através da pesquisa no Google. As ações comuns dessas estratégias incluem encontrar palavras-chave locais, otimizar o perfil de uma empresa no Google Meu Negócio e criar citações “NAP”.
Por que o SEO local é importante?
Eu vou mostrar a você algumas estatísticas que mostram o quão importante é o SEO para as empresas locais.
46% de todas as pesquisas no Google têm “intenção local” (Search Engine Roundtable)
29% de todos os SERPs (página que é mostrada quando o usuário realiza uma busca) do Google contém um pacote local nos resultados (RankRanger).
76% dos consumidores que pesquisam algo local em seu celular, visitam uma loja naquele dia
(Google).
Com esses dados, quis deixar claro a você, que as pesquisas locais compõem uma grande parte do mundo do SEO. E se você colocar a sua empresa na frente dessas pesquisas, há uma grande chance de que eles passem pelo seu estabelecimento algum tempo depois.
Como funciona o SEO local?
Ele funciona como a pesquisa “normal” do Google.
Quando alguém faz uma pesquisa, o Google verifica seu índice para fornecer os melhores resultados para a consulta dessa pessoa.
O que torna o SEO local único, é que o Google usa um conjunto diferente de fatores de classificação para classificar os resultados da pesquisa local.
O SEO local, possui um conjunto de sinais de classificação exclusivos, incluindo:
- O local de onde a pessoa está pesquisando
- Citações de NAP
- Presença da ficha do Google Meu Negócio
- Palavras-chave usadas no Google Meu Negócio
- Sentimento das avaliações online
- Palavras-chave usadas em avaliações online
- Número de “check-ins” naquele local
- Compartilhamentos nas redes sociais
- Classificação por estrelas do Google Maps para essa empresa.
Como funciona o Mapa local
O Local Pack (também conhecido como “Map Pack”) é um conjunto de 3 resultados de empresas locais, com um mapa de suas localizações retirada do Google Maps.
Por exemplo, quando você pesquisa por “Mc Donalds”, o Google tem um Local Pack no topo dos resultados.
Com os resultados normais abaixo:
Lembre- se que o Local Pack tem seu próprio algoritmo com seu próprio conjunto de regras. Alguns fatores, como backlinks, podem ajudá-lo a classificar em resultados orgânicos locais e tradicionais. Mas outros como NAPs são importantes apenas para a classificação no Local Pack.
O Google não mostra apenas resultados locais para palavras-chave que tenham um local específico. Se o Google achar que sua pesquisa precisa de um conjunto de resultados locais, eles mostrarão a você, mesmo que a palavra-chave não seja um local.
É importante ter em mente, ao fazer uma pesquisa de palavras-chave para o seu negócio local que deve utilizar palavras-chave como “loja + cidade”. Em muitos casos, a palavra-chave genérica “loja” sem localização obtém mais volume de pesquisa do que a versão “loja + cidade”.
Agora, vamos ver como rastrear seus rankings locais de SEO.
Como acompanhar as classificações do pacote de mapas
Um dos primeiros passos em qualquer campanha de SEO local é avaliar onde você está. E você, pode acompanhar a sua classificação ao longo do tempo, em qualquer rastreador de classificação. A questão é que, com o SEO local, os resultados do Local Pack podem ser completamente diferentes de uma milha para outra.
Para um rastreamento detalhado do mapa é recomendado uma ferramenta que irá super granular com seus rankings locais e você pode ver a sua classificação em toda a sua cidade ou área local. Como Local Falcon ou Local Viking.
Palavras-chave de SEO local
Diferentemente do Blog, você não precisa encontrar novas palavras-chave o tempo todo. Isso, não porque elas não são importantes, mas sim porque na maioria das vezes, tudo que você precisa para começar é de uma pequena lista de palavras-chave que as pessoas usam para encontrar o seu negócio local.
Agora vou listar algumas ferramentas que irão te ajudar na pesquisa de palavras-chave.
Yelp Sugerir- Ela funciona quase da mesma forma que o Google Suggest. Digite uma palavra que alguém da sua área possa usar para encontrar a sua empresa e analisar os resultados sugeridos. O legal do Yelp é que às vezes eles mostram palavras-chave que não contêm o termo que você digitou. Por exemplo, se você pesquisar por japonês, eles também sugerem “comida asiática de fusão”.
Sugestão do Google- O google Suggest, também funciona para pesquisas locais. Você só precisa ter em mente que a pesquisa local deve ser algo que os clientes locais potenciais vão pesquisar. Análise os resultados e faça com a palavra “perto de mim” e também com a inicial do seu bairro, cidade ou estado.
Pesquisa de voz local- De acordo com o Google, 20% de todas as pesquisas do Google, agora são feitas por voz. As pesquisas por voz tendem a ser mais longas e usam linguagem natural. Troque o objetivo por algo mais detalhado.
GKP “Comece com um site”- Planejador de palavras-chave do Google, fornece dados de volume de pesquisa para áreas geográficas. Se você já possui várias palavras-chave e deseja escolher a melhor delas, essa ferramenta é útil. Mas se você estiver em busca de novas palavras-chave, recomendo usar o recurso “comece por um site”. Basta colocar o URL da página inicial do seu concorrente e o Google irá sugerir um monte de palavras-chave com base nos termos que aparecem nessa página.
Classificação de SEO local
Neste tópico, vou abordar brevemente, os fatores de classificação de pesquisa local do Google mais importantes.
Perfil do Google Meu Negócio > Seu site
Segundo o “Estudo de fatores de classificação de pesquisa local” realizado pela Moz, diz que o fator de classificação número 1 para a classificação no pacote de mapas, era o seu perfil no Google Meu Negócio.
Seu site de negócios local ainda é importante. O conteúdo da sua página e os links que apontam para o seu site desempenham um papel muito importante na classificação do seu Local Pack.
Mas para que a sua empresa fique em primeiro lugar no Local Pack, seu perfil GMB precisa estar no ponto.
Agora, vamos entender como otimizar o seu perfil do GMB.
As citações NAP são outro importante sinal de classificação de SEO local.
As NAP são lugares onde seu nome, endereço e número de telefone estão listados.
Elas são importantes, pois o Google usa a NAPs para confirmar que todas as informações estão corretas e quanto mais frequentes citam NAP, mais confiantes ficam.
Avaliações on-line
Os estudos da Moz, também descobriu que os “sinais de revisão” desempenham um papel importante. eles afirmam que comentários negativos em seu perfil do GMB podem prejudicá-lo e as críticas positivas podem ajudá-lo. Os consumidores, confiam mais em uma empresa que tenha boas avaliações ou que tenha resposta do proprietário. Isso significa que responder as avaliações, mesmo que negativas, pode ajudar em seu SEO local.
SEO “normal” ainda se aplica
Os fatores de classificação tradicionais do Google ainda se aplicam 100% ao local.
O Google confirmou que seus rankings nos SERPs orgânicos afetam seus rankings locais:
“Sua posição nos resultados da web também é um fator, portanto, as melhores práticas de SEO também se aplicam à otimização de pesquisa local”
Isso significa, que quanto mais alto você estiver nas pesquisas orgânicas, maior será a sua classificação no Local Pack. É por isso que criar conteúdo, otimizar suas páginas e construir backlinks ainda é super importante para os rankings locais de SEO.
Google Meu Negócio
Vamos otimizar o seu perfil?!
Se você deseja obter o máximo do seu GMB, continue a leitura.
Mantenha tudo 1000% consistente
Quando se trata de GMB, a consistência é essencial. Não apenas tudo que você insere no GMB deve corresponder ao seu site, mas também as suas citações de NAP na web.
Quando o Google vê que as informações da sua empresa se correspondem em seu GMB, site e em site de terceiros como o Yelp, eles dizem: “OK, esse negócio é legítimo”.
Portanto, se sua empresa mudar de nome, localização física ou número de telefone, é importante que os novos dados sejam atualizados o mais rápido possível. E isso inclui citações em diretórios de negócios locais.
Preencha todos os pontos de dados que puder
O Google fornece uma pontuação de quão completo é o seu perfil e você se baseia por lá. Você pode inclusive, preencher dados que muitos deixam passar como a seleção de categorias, onde você irá colocar a qual você corresponde ou criar a sua própria. Muito pessoas também acabam esquecendo de adicionar categorias secundárias, que afetam diretamente as palavras-chave e as pesquisas para as quais sua empresa pode classificar e quando estiver nelas preencha também as abas “serviços” e “produtos”, que são informações que informam ao Google que a sua empresa está realmente vendendo.
SEO no local para empresas locais
Chegou a hora de explorar as estratégias projetadas especificamente para sites de pequenas empresas locais.
Escreva conteúdo exclusivo para cada local: Se você atende em dois lugares, é melhor que seja conteúdo diferente em cada página. Evite conteúdo duplicado.
Como usar o esquema para SEO local: Quando se trata de SEO local, a marcação Schema é mais ideal, pois há uma categoria inteira de marcação para empresas locais.
Use cliffhangers de tag de título: A ideia é que você comece sua tag de título com uma declaração forte e orientada para os benefícios. Em seguida, certifique-se de que a declaração ultrapasse o limite da tag de título do Google, esse corte (como se estivesse faltando palavras) cria um loop aberto que pode levar a mais cliques e aumentar o CTR orgânico e classificações.
Citações de NAP
As citações de NAP, são como backlinks: são super difíceis de construir. Mas super importante também.
Se você deseja que seus dados NAP sejam consistentes em qualquer lugar que mencione seu negócio online, você precisa de NAP atual e atualizado para seu negócio e qualquer informação histórica do NAP, dessa forma, você pode encontrar e atualizar citações desatualizadas.
Com essas informações, a ferramenta que você usar vai vasculhar a internet em busca de NAPs. E você receberá um relatório completo.
Dicas e estratégias avançadas de SEO local
Nenhuma dessas táticas poderá substituir a boa e velha otimização de GMB. Mas podem dar-lhe um pequeno aumento no ranking.
Sugestão de tachinha: Quando você pesquisa por uma palavra, ele fornece algumas sugestões, incluindo um monte de termos super específicos para criar páginas de destino.
Incorporar um mapa do Google em sua página sobre: É uma ótima maneira de enfatizar ao Google que você está localizado em um local específico. Primeiro você encontra sua empresa no Google Maps, em seguida clique no pequeno menu suspenso no canto superior esquerdo da tela e clique em “compartilhar ou incorporar mapa”.Isso lhe dará um código de incorporação, que você vai usar nesse mapa na página de contato ou de direções do seu site.
Use sua palavra-chave com foco no local acima da dobra: Tudo que você precisa fazer é garantir que sua palavra-chave com foco local apareça no topo da página em um título, recomenda que esse título esteja em uma tag H1.
O mergulho duplo da tag de título: Você precisa otimizar sua tag de título da página inicial em torno de 2-3 palavras-chave. Você precisa extrair o máximo de valor da sua página inicial. E utilizá-lo em torno de várias palavras-chave relacionadas diferentes é uma das melhores maneiras de fazer isso.
Otimize as Meta Descrições para pesquisadores locais: Não é nenhum segredo que sua descrição é uma ótima maneira de melhorar seu CTR orgânico. Use o Google Ads para encontrar uma descrição atraente. Afinal, essa cópia é comprovada para obter cliques (caso contrário, eles não usariam essa cópia em seus anúncios). Portanto, você não pode errar usando algumas de suas cópias em sua descrição.
Conclusão
O SEO local é uma opção válida para quem quer atrair os leads ao seu local físico. Com uma boa estratégia de Marketing e SEO, podem fazer com que seu estabelecimento seja notado já na primeira página e que tenha um alto nível de conversão. Aprenda a rankear no top três do Google, onde a cada segundo, 40 mil pessoas pesquisam no Google.
Faça uma avaliação completa de Marketing Digital da sua empresa.