Ao fazer lances em uma palavra-chave em suas campanhas de rede de pesquisa, você precisa escolher um tipo de correspondência de palavra-chave, que informa ao Google o quão agressiva ou restritiva você deseja que ele corresponda seus anúncios às consultas dos usuários. Há três tipos diferentes de correspondência de palavras-chave para escolher ao anunciar com o Google Ads:

  1. Correspondência ampla
  2. Correspondência de frase
  3. Combinação exata

Neste tutorial rápido, você aprenderá os três tipos de correspondência de palavras-chave disponíveis na publicidade do Google e como eles diferem, bem como por que os tipos de correspondência de palavras-chave são importantes para o sucesso de suas campanhas de anúncios de rede de pesquisa.

Quais são os tipos de correspondência de palavras-chave?

Ao criar um anúncio de texto em sua campanha de rede de pesquisa, você pode selecionar  correspondência ampla , correspondência de  frase ou  correspondência exata  para seu tipo de correspondência de palavras-chave. Cada tipo de correspondência na sua conta do Google Ads tem suas vantagens e desvantagens.

Tipo de correspondência ampla

A correspondência ampla  é o tipo de correspondência padrão e aquele que atinge o público-alvo mais amplo. Ao usar a correspondência ampla, seu anúncio estará qualificado para exibição sempre que a consulta de pesquisa de um usuário incluir qualquer palavra em sua frase-chave, em qualquer ordem, bem como qualquer palavra relacionada à sua palavra-chave .

Por exemplo, se você usar a correspondência ampla em “carro de luxo”, seu anúncio poderá ser exibido se um usuário digitar “carros de luxo”, “carros velozes” ou “apartamentos de luxo”, bem como “veículos caros” que não inclua qualquer um dos termos em sua palavra-chave.

Novamente, como a correspondência ampla é o tipo de correspondência padrão, é importante ter muito cuidado. As palavras-chave de correspondência ampla são uma ótima maneira de gerar muitos cliques, mas os anunciantes precisam ficar de olho nos relatórios de consulta de pesquisa para garantir que não estejam pagando por tráfego irrelevante que não converte.

Você pode configurar palavras- chave negativas  para ajudar a impedir que seu anúncio seja exibido em pesquisas não relacionadas à sua empresa. Para obter mais informações sobre palavras-chave negativas, obtenha nosso Guia gratuito para controlar custos com palavras-chave negativas .

Tipo de correspondência de frase

A correspondência de frase  oferece um pouco da versatilidade da correspondência ampla, mas com um nível mais alto de controle. Seu anúncio só será exibido quando um usuário consultar sua frase-chave usando suas palavras-chave na ordem exata em que você as inserir, mas pode haver outras palavras antes ou depois dessa frase.

Em 2019, o Google expandiu a correspondência de frases  para incluir consultas contendo sinônimos, plurais ou variantes aproximadas de sua palavra-chave. Portanto, se você estiver segmentando “serviço de corte de grama” como sua frase-chave, além de mostrar os preços do serviço de corte de grama, agora também poderá mostrar  os serviços de corte de grama perto de mim . Além de mostrar as taxas de serviço de corte de grama sazonais,  agora também pode mostrar os serviços locais de corte de grama .

Em 2021, o Google retirou a correspondência ampla modificada e a absorveu na correspondência de frases. Isso significa que as palavras-chave de correspondência de frase corresponderão a mais consultas. Portanto, se sua palavra-chave de correspondência de frase for “férias na zâmbia”, seu anúncio poderá ser exibido para  locais de férias na Zâmbia. Aqui estão alguns exemplos que o Google fornece:

Tipo de correspondência exata

A correspondência exata  é a mais específica e restritiva dos tipos de correspondência de palavras-chave. Nos anos anteriores, com esse tipo de correspondência, os usuários só veriam seu anúncio quando digitarem sua frase de palavra-chave exata. Por exemplo, se sua palavra-chave fosse “vestido de festa preto”, seu anúncio estaria qualificado para exibição quando um usuário pesquisasse “vestido de festa preto” (essas palavras nessa ordem exata) e não “vestido de festa” ” vestido preto” ou “vestido de coquetel preto caro”.

No entanto, o Google fez recentemente alterações no tipo de correspondência exata para que, mesmo ao usar palavras-chave de correspondência exata, seus anúncios correspondem às pesquisas que contenham sinônimos, plurais ou outras variações de sua palavra-chave. Saiba mais sobre essas mudanças neste artigo .

No lado positivo, os usuários que clicam em seu anúncio ao pesquisar essa frase exata têm maior probabilidade de se interessar por seu produto ou serviço, portanto, usar a correspondência exata pode reduzir custos indesejados e manter as taxas de conversão altas. No lado negativo, você terá menos tráfego como resultado de suas restrições, porque essas consultas de pesquisa mais específicas têm um volume de pesquisa menor e você não obterá tantas impressões gerais. Assim como a correspondência de frase, a correspondência exata também foi atualizada para incluir sinônimos e variantes aproximadas, para que você tenha um pouco mais de flexibilidade agora com esse tipo de correspondência.

Como os tipos de correspondência afetam os resultados dos anúncios da Rede de Pesquisa?

Os tipos de correspondência podem ter um grande impacto no desempenho de sua conta : eles são o controle que você usa para determinar exatamente em quais consultas de pesquisa você está dando lances. À medida que você determina quais tipos de correspondência usar para cada palavra-chave, há alguns componentes importantes a serem considerados:

  • Desempenho até o momento — o desempenho de uma palavra-chave ou palavras-chave semelhantes pode fornecer informações sobre qual tipo de correspondência fornecerá o melhor retorno do seu investimento.
  • Concorrentes — Como seus concorrentes fazem lances em determinados termos e estruturam suas próprias contas, bem como o desempenho histórico de suas contas, tudo isso afetará o retorno que você vê de determinados tipos de correspondência.
  • Lances — O custo por clique e o custo por conversão são fortemente impactados pelos lances. Muitas vezes, os anunciantes empregam várias metodologias para manipular lances e frequentemente fazem lances mais ou menos agressivos com base no tipo de correspondência. Isso pode influenciar fortemente qual tipo de correspondência é mais apropriado.
  • Texto do anúncio e estrutura da conta — Muitos anunciantes dividem uma palavra-chave “dinheiro” e a executam em tipos de correspondência ampla, de frase e exata – talvez até segmentando esses tipos de correspondência e escrevendo anúncios específicos para cada um. A forma como um anunciante estrutura uma conta também pode ter um grande impacto no desempenho de diferentes tipos de correspondência.

Escolher os tipos de correspondência certos é crucial porque permite alcançar seu público-alvo, evitando gastos desnecessários com cliques irrelevantes.

O primeiro passo, claro, é ter palavras-chave relevantes para começar! Use nossa Ferramenta de palavras-chave gratuita para encontrar as melhores palavras-chave para segmentar com seus anúncios.