Hoje são mais de 4,7 bilhões de pessoas conectadas na rede social, dentre as principais utilizadas pelos usuários estão o Facebook e o Instagram.
Logo, se há essa grande quantidade de usuários nas redes sociais, é esperado que as empresas também se façam presentes dentro deste ambiente, não é mesmo?
No entanto, para que as estratégias de marketing digital tragam resultados, as marcas devem entender o principal objetivo da rede social. Então, é sobre isso que vamos falar hoje.
O que são redes sociais?
O conceito de rede social diz respeito a um ambiente online em que pessoas, grupos ou empresas compartilham informações, interagindo entre si.
Por esse motivo, o principal objetivo das redes sociais é conectar as pessoas no ambiente virtual, seja para construir novas relações ou até mesmo para manter aquelas que já existem.
Quais os tipos de redes sociais?
Engana-se quem pensa que as redes sociais são todas iguais. Existem diversas delas e elas podem ser bem diferentes entre si quanto ao propósito. Veja:
- Relacionamento – aqui se encaixam as redes sociais de relacionamentos amorosos, como Tinder, além de outras que permitem conhecer novas pessoas, como Facebook e Instagram;
- Entretenimento – não tem como objetivo relações, mas sim a distribuição de conteúdos. Aqui se encaixa o Youtube e o Tiktok;
- Profissional – tem como objetivo permitir a criação de relacionamentos profissionais, como o LinkedIn, por exemplo;
- Nicho – são redes sociais mais específicas de um nicho, como TripAdvisor, por exemplo.
Qual a diferença entre mídia social e redes sociais?
Muitas pessoas e até empresas acreditam que rede social é a mesma coisa que mídia social, mas o conceito de ambos tem as suas diferenças.
Por exemplo, a mídia social diz respeito ao uso da tecnologia para comunicar. Então, aqui se encaixam blogs, vídeos, mídias tradicionais (TV, jornal, rádio) e também as redes sociais.
Agora a rede social é constituída por pessoas e empresas que possuem interesses parecidos. Por isso, ela é uma categoria das mídias sociais.
Quais são as vantagens de as marcas usarem redes sociais?
Nem todas as empresas estão convencidas das vantagens em utilizar as redes sociais. Por isso, listamos alguns benefícios:
· Contribui para a fidelização dos clientes;
· Ajuda a compartilhar a visão e os valores da empresa;
· Permite a segmentação do público;
· Auxilia na divulgação da empresa com um custo baixo;
· Canal de comunicação em tempo real;
· Aumenta as vendas;
· Constrói autoridade;
· Melhorar o engajamento do público com a marca e muito mais.
Qual a melhor rede social para uma empresa?
Não há dúvida de que a sua empresa precisa estar nas redes sociais. Porém, qual a melhor rede social para o seu negócio? Então, é preciso partir da ideia de que você precisa estar onde está seu público.
Portanto, não é fácil responder em qual canal você deve investir, uma vez que depende muito do público-alvo. Por isso, a busca por identificar bem a sua persona é importante.
Contudo, existem aquelas redes sociais que costumam abranger todos os públicos, como Facebook e Instagram. Por isso, vale a pena começar por elas.
Conclusão
As redes sociais devem fazer parte da sua estratégia de marketing digital. Porém, o uso dela deve ser feito de forma coerente, respeitando seu objetivo para que você colha os benefícios.
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