O RD Station sem dúvidas é uma das principais ferramentas de marketing e fazer o gerenciamento de RD Station pode trazer grandes desafios para nutrir e gerar oportunidades qualificadas de marketing. Toda essa complexidade é potencializada se você tiver vários produtos e, consecutivamente, diferentes públicos que possuem diferentes interesses de consumo de conteúdo.

O que é o gerenciamento de RD Station?

Quando falamos em produzir um bom conteúdo, precisamos distribuí-lo da maneira certa para atingir seu público-alvo e desenvolver ações para transformar simples visitantes da sua página em clientes fiéis da sua empresa, certo?

Essas e outras ações fazem parte de uma boa estratégia de Inbound Marketing. No entanto, ele é composto por várias fases e etapas, e acompanhar cada uma delas em tempo hábil para levar seu lead ao próximo estágio da jornada de compra é fundamental.

Somente tendo uma visão completa do que está sendo executado e dos resultados que isso vem trazendo, é possível ajustar os processos, melhorar o que é necessário, ou dar mais ênfase ao que está dando certo.

A importância do gerenciamento de Leads

A importância do gerenciamento de leads está na capacidade de não apenas capturar contatos, mas também, entendê-los, nutri-los e convertê-los.

Sem gerenciar essas informações, você terá um banco de dados repleto de e-mails e nomes, mas nenhuma venda.

Ou seja, investir nesse processo permite atrair e reter potenciais consumidores que ainda não estão no momento certo da compra.

Além disso, aumenta o número de oportunidades com maior chance de fechamento; melhora a produtividade e aumenta a motivação da equipe de vendas; aumenta a fidelização dos clientes atuais e melhora o relacionamento entre as pessoas e a empresa.

Com uma boa gestão de leads também é possível identificar quais são os melhores canais de aquisição, ou seja, de onde vêm essas pessoas interessadas na sua empresa.

Isso direciona seu investimento em marketing e fará com que você gaste recursos apenas nos canais que realmente importam.

Por fim, essas ações práticas facilitam a documentação da história de um usuário ao longo da jornada do cliente, incluindo as interações e experiências que o lead teve com sua empresa.

Quais são as principais métricas no gerenciamento de leads?

Ter métricas de engajamento é extremamente importante nos resultados de gerenciamento de leads, elas vão indicar como os leads estão interagindo com sua página e seu conteúdo.

As métricas são essenciais para você qualificar corretamente os leads e não errar na estratégia.

Quando você estrutura um funil de vendas e engaja suas equipes para ajudar a gerenciar leads, é importante monitorar se esses esforços estão trazendo resultados e conversões.

Então, conheça as principais métricas utilizadas para esse fim.

Custo por lead (CPL)

O Custo por Lead é uma métrica de desempenho que calcula quanto está custando cada lead gerado pela campanha de marketing.

Esses dados podem ser usados ​​para avaliar se os investimentos estão sendo bem alocados e se a estratégia é interessante do ponto de vista financeiro.

Claro que essa análise só pode ser feita com base no plano de marketing, com suas metas e previsão orçamentária.

A CPL é obtida dividindo o valor do seu investimento pelo número de leads conquistados.

Em outras palavras, digamos que sua empresa tenha investido R$ 2.000 em um conjunto de estratégias de geração de leads – e-mail marketing, Google Ads e anúncios em redes sociais são alguns exemplos.

Isso gerou 400 leads (pessoas que se inscreveram via landing page ou formulários).

O resultado será 5, ou seja, você gastou R$ 5,00 para gerar cada lead.

Leads por venda (LPV)

Saber quanto custa cada lead é importante, mas nem todos levam a conversões.

O cálculo do LPV mostra quantos leads são necessários para gerar uma venda para o seu negócio.

Basta dividir o número total de leads pelo número de vendas realizadas.

Essa é uma boa maneira de definir novas metas para geração de leads com base em quanto você pretende vender.

Taxas de conversão

Essas taxas apontam como está funcionando cada etapa do funil ao calcular as conversões realizadas em cada uma delas.

Na primeira fase você pode ver quantos visitantes se tornaram leads.

Então, quantos leads viraram MQL (Marketing Qualified Leads) e, destes, a parcela que virou SQL (Sales Qualified Leads) e, por fim, cliente.

Essa métrica é básica para avaliar suas estratégias de marketing, mas os indicadores de sucesso também dependerão do mercado em que você atua.

Número de leads

A quantidade de leads é muito importante para aumentar as vendas e o crescimento da marca.

No entanto, grandes volumes de leads não indicam necessariamente sucesso se não houver gerenciamento de leads.

Assim, a geração de leads deve ter um objetivo bem estabelecido e formas de conquistar um público desejado e interessado.

Como atrair e gerenciar Leads com o RD Station Marketing

Agora que falamos sobre o gerenciamento de RD Station, de leads e também as principais métricas para analisar os resultados, quero apresentar para você algumas dicas de como criar conteúdos relevantes no RD Station Marketing e entregar material de qualidade aos potenciais leads.

1. Postagem relevante em Redes Sociais

Realizar esse tipo de interação com seu público acaba gerando um engajamento muito bom com eles, ou seja, te permite conhecer melhor a sua audiência.

Além de aumentar o alcance da sua marca nas Redes Sociais, devido aos compartilhamentos realizados pelas pessoas que se interessam pelo conteúdo, isso melhora o tráfego do site e dessa forma geram-se mais Leads.

Como esse exemplo de post: 

2. Conteúdo rico

Um conteúdo rico é importante para entregar informações de qualidade, ajudar de fato seu Lead com os desafios do dia a dia e mostrar como seu produto funciona. Alguns exemplos são eBooks, tutoriais, vídeos – qualquer material que seja atrativo e educativo.

Os conteúdos ricos têm o poder de fidelizar seu público para que eles sempre voltem procurando por mais dicas e informações. Quando bem feitos, eles te tornam referência no assunto e no seu mercado.

Ter Landing Pages (páginas de captura) dos contatos dessas pessoas interessadas é fundamental em toda sua estratégia, e é através delas que você vai “vender” seus conteúdos ricos. Coloque informações relevantes para que seu Lead tenha interesse em clicar nas suas Landing Pages e dar os dados dele em troca do material que você vai oferecer.

Neste artigo você consegue ver como criar suas Landing Pages no RD Station, que já possui diversos templates prontos. Veja:

Preencha o formulário abaixo e comece a criar as suas páginas de captura agora mesmo:

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3. eBook

O eBook é uma das melhores estratégias para a geração de Leads. É uma forma de captar dados de potenciais clientes e educá-los ao mesmo tempo.

Ou seja, para terem acesso ao eBook as pessoas preenchem um formulário, de preferência simples, com poucos campos como: nome, email, e empresa.

Veja o exemplo de uma Landing Page para baixar um eBook, criada no RD Station Marketing:

E este outro exemplo de Landing Page com venda direta, também criada no RD Station:

Vamos colocar em prática?

Ao longo desse post te mostramos como fazer o básico bem feito da geração de Leads até o gerenciamento de RD Station Marketing. Agora é sua vez de colocar tudo isso em prática com o RD Station Marketing!

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