Os algoritmos são rigorosos e aumentar o alcance das publicações organicamente não é uma tarefa fácil. Então, é aí que surge o impulsionamento de redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube, entre outras.
Através dessa estratégia você aumenta o alcance dos seus conteúdos, não dependendo apenas dos algoritmos para que ele seja entregue para o público alvo.
Por isso, hoje vamos explicar o que é o impulsionamento, mostrando as suas vantagens e como fazer. Confere abaixo!
O que é um impulsionamento?
Impulsionamento nada mais é que uma estratégia de conteúdo pago. Então, diferente das publicações orgânicas, que só chegam de 2% até 10% dos usuários que seguem o seu perfil nas redes sociais, os conteúdos impulsionados alcançam um maior número de pessoas.
Logo, essa é uma estratégia bastante utilizada para alavancar o conteúdo, fazendo com que ele consiga ter uma maior visibilidade.
O alcance é proporcional ao valor investido, mas ele depende também da qualidade da publicação. Por isso, é muito importante ter uma estratégia de planejamento de conteúdo bem definido.
Isso porque, impulsionar não garante engajamento. Para que os usuários compartilhem, curtam e comentem é fundamental que o conteúdo seja de interesse deles.
Sendo assim, há muitas vantagens em no impulsionamento, como:
- Maior engajamento;
- Mais visibilidade;
- Presença digital forte.
Diferença entre anunciar e impulsionar
É muito comum a confusão entre anunciar e impulsionamento. Apesar de serem estratégias parecidas, elas não se tratam da mesma coisa.
Os anúncios costumam ter uma maior segmentação do público alvo, por isso é natural que eles apresentem um melhor engajamento. Além disso, tendem a ser utilizados para conversão, ou seja, o foco costuma ser as vendas.
Por sua vez, o impulsionamento aparece para os usuários como conteúdos normais no Facebook ou Instagram, já que a ideia é aumentar o alcance de uma postagem. Dessa maneira, ao impulsionar você tem um maior alcance do que as publicações orgânicas.
Como fazer o impulsionamento Instagram? Passo a passo
É muito fácil impulsionar no Instagram, basta que você siga o passo a passo abaixo:
· Acesse o seu perfil no Instagram e busque pela publicação que você deseja impulsionar;
· Então, nela você vai encontrar o botão “turbinar publicação”, basta clicar nele;
· Em seguida, você deve selecionar o objetivo do impulsionamento Instagram, que pode ser “mais visitas ao perfil”, “mais acessos ao site” ou “mais mensagens”;
· Selecione o público alvo. Aqui você pode deixar o próprio Instagram definir ou pode personalizar o seu público;
· Este é o momento que você vai definir o seu orçamento por dia, o valor mínimo é de R$ 6,00. Aqui também você deve estabelecer a duração do impulsionamento;
· Por fim, basta selecionar a sua forma de pagamento e aguardar o impulsionamento começar.
Como analisar o impulsionamento?
Após impulsionar a publicação, você precisa ainda acompanhar os resultados, fazendo a análise das métricas e indicadores corretamente.
Então, tudo depende do seu objetivo. Caso o intuito seja aumentar seus seguidores, por exemplo, vale conferir quantos usuários passaram a seguir o seu perfil após o impulsionamento.
Para além das curtidas, é necessário analisar também:
- As contas alcançadas;
- Engajamento;
- Compartilhamento;
- Atividades no perfil;
- Impressões.
Conclusão
Agora você já sabe o que é impulsionamento e as vantagens que essa estratégia pode trazer para você. Então, use este recurso de forma correta, tendo um objetivo em mente para que você não desperdice dinheiro.
Acesse aqui o nosso diagnóstico gratuito de Marketing Digital e receba a sua análise, para escolher as melhores estratégias.