O inbound é uma estratégia de marketing atrativo. Enquanto o outbound envolve alcançar os consumidores de forma ativa. Ambas dizem respeito a captação de leads.

Logo, se você tem como objetivo aperfeiçoar o marketing da sua empresa para gerar mais resultados, entender mais sobre essas estratégias é essencial.

Então, hoje vamos explicar sobre o inbound e outbound, explicando do que se trata cada um e as diferenças. Acompanhe abaixo!

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é também chamado de marketing de atração. Ele acontece através de estratégias que atraem os leads para conhecer a empresa.

Portanto, aqui é o lead que “encontra” a empresa e decide por criar uma relação com ela. A base dessa estratégia é a criação de conteúdo como forma de se tornar atrativo para os potenciais clientes.

Logo, aqui a empresa não corre ativamente através do lead. Contudo, vai educando-o para que ele chegue ao final do funil de vendas e realize a compra.

O que é outbound marketing?

Por sua vez, o outbound marketing é o inverso do inbound. Assim, é a empresa que busca pelo lead de forma ativa. Portanto, esse contato não é esperado pelo potencial cliente, ele acontece de forma inesperada.

Dessa maneira, é uma estratégia mais agressiva. Porém, não é ruim! Imagine que alguém liga para você oferecendo exatamente o que você busca. Muito bom, certo?

Quais são as semelhanças e diferenças entre os dois?

A principal semelhança entre o inbound e o outbound é que ambos visam a captação de clientes. Para isso, eles se utilizam de estratégias diferentes, mas a finalidade é a mesma.

Inclusive, aí entra a principal diferença entre eles também: a abordagem utilizada não é a mesma!

O inbound marketing é atrativo, o chamado marketing de atração, onde a empresa conquista o lead e o acompanha até que ele se torne cliente.

Para isso, se utilizam sites, redes sociais e todas as ferramentas de atração de clientes, especialmente as digitais.

Em contrapartida, o outbound marketing identifica quem tem o perfil para se tornar o cliente em potencial e utiliza a abordagem direta, interrompendo o processo de compra natural.

Sendo assim, ele se baseia em divulgações mais conservadoras, como panfletos, propagandas de televisão, ligação e outros.

Qual a melhor para o seu negócio?

A realidade é que ambas as estratégias se complementam, uma vez que visam prospectar clientes para as suas empresas usando abordagens diferentes.

No entanto, definir a melhor depende do objetivo da sua empresa: você quer procurar os clientes ou quer que eles cheguem até você?

O inbound marketing tem o melhor custo benefício, além de trazer um ROI maior a longo prazo, é o que diz uma pesquisa feita pela Hubspot. Além disso, é uma estratégia de métricas mais facilmente mensuráveis.

Por sua vez, o outbound tem um ROI rápido e permite que se valide com mais agilidade o público também.

Conclusão

Agora você já sabe as diferenças entre inbound marketing e outbound marketing. Então é só decidir qual estratégia utilizar para captar os seus leads, vale utilizar ambas também, já que se complementam.

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