O ROI é uma métrica financeira amplamente utilizada em marketing, para monitorar investimentos. O “Retorno do Investimento” ou “Retorno sobre o  Investimento”, calcula a relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro investido. 

Fórmula de ROI: (lucro Ganho – Investimento) / Investimento.

Você gostaria de ter um retorno positivo sobre o investimento da sua empresa? 

O ROI (retorno sobre o investimento), é um indicador principal para que as empresas analisem quais estratégias geram resultados positivos.

Quando você investe em um anúncio de revista, você espera que o valor pago seja revestido em potenciais clientes, mas você sabe quanto custa o seu lead? Com essa comunicação offline, não tem como mensurar que todos os seus retornos vieram pelo anúncio. Diferentemente do que ocorre no marketing digital, que permitem um cálculo preciso do ROI, auxiliando o gestor e a equipe de marketing com os investimentos de forma assertiva.

Mas com tantas opções para a fidelização de seus clientes, como saber em qual apostar?

Calcule o ROI com maior precisão e desenvolva suas táticas em cima dos resultados obtidos.

Continue esta leitura, antes de deduzir que é complexo demais. Vamos entender juntos?!

O que é ROI

ROI significa “Return on Investment”, do inglês e em português, se torna “Retorno sobre Investimento”.  

ROI é a relação entre os resultados positivos e negativos de cada investimento que a empresa realiza. O cálculo será feito com o valor investido na publicidade, comparado ao retorno gerado através das conversões de vendas e/ou leads.

E independente da sua facilidade ou não com a matemática, não tenha medo! É importante que você preste atenção neste indicador.

Como o ROI determina o sucesso do meu negócio?

Utilizando o ROI como tomada de decisão, vai permitir que o gestor acompanhe com proximidade, quanto de retorno a empresa está ganhando ou perdendo em cada investimento

O investimento vai englobar toda a ação realizada, visando lucros futuros, como, marketing de conteúdo, retenção de clientes e ferramentas de otimização do serviço, entre outros.

Para que você tenha um bom uso desse indicador, é necessário que seja feito um acompanhamento diário, para direcionar seus investimentos visando o melhor resultado possível!

O gestor poderá avaliar o desempenho de sua empresa, observando cada ponto, como:

  • Qual a maior fonte de renda;
  • Quais os canais de contato estão trazendo mais resultados;
  • Se o rendimento está superando ou igualando as expectativas;
  • Se existe eficiência ou se algo deve ser melhorado;
  • Como o público tem reagido diante do atendimento.

Como calcular o ROI (Retorno sobre Investimento)

É ideal que cada campanha ou segmento seja calculado separadamente, para que nenhum canal influencie o outro.

Como faço isso?

Separando o marketing de conteúdo das redes sociais, por exemplo. E então, faça o mesmo com o e-mail marketing, blog corporativo, investimento em SEO, entre outros. 

Fórmula do ROI

É uma simples equação, relaxa!

O  resultado final será em porcentagem, o que permite que seja mais claro as diferentes formas de estratégias e ações definidas em cada campanha.

Vou te dar um exemplo prático:

A campanha do ADS me dá um ROI de 30% e o marketing de conteúdo me oferece um retorno de investimento de 70%.

Qual vale mais a pena investir?

Mas não precisa se prender aos números, se uma campanha não está te dando um ROI positivo ou abaixo de suas expectativas, não precisa abolir. Antes, é preciso entender o porquê não está se convertendo o suficiente. Às vezes um simples ajuste criativo ou uma nova segmentação podem resolver, fica a dica!

O que é classificado como “receita”

Todo o valor arrecadado, deve ser considerado como receita. E deve ser separado por setores, ou campanhas no cálculo do ROI. 

O que são os “custos”?

Para que seu projeto seja executado, é necessário o investimento. Esses são os custos!

Se seu negócio possui espaço físico é necessário que você separe o físico do virtual, por exemplo. Para ter um resultado preciso, você tem que separar os custos e a receita de cada segmento. 

Prazo de retorno, Payback.

Todo investimento leva um tempo para que tenha rendimento, que pague a quantia inicial, e o Payback, nada mais é do que esse período.

O tempo pode variar de acordo com o valor aplicado e com o tipo de negócio, pode demorar meses ou anos para acontecer.

Como o ROI, também existe uma forma para analisar o Payback.

  • PB (Payback) = investimento inicial / lucro líquido

Para auxiliar no entendimento da equação, vamos supor que uma empresa tenha aplicado um valor de R$ 30 mil e que, em determinado período, o lucro líquido seja de R$ 15 mil.

Logo, o tempo de retorno do investimento será de dois anos, uma vez que:

PRI = (30.000 / 15.000) = 2 anos

Para que seu cálculo seja realmente válido você deve considerar todos os custos relacionados ao investimento, como funcionários, equipamentos, despesas do setor e operação.

Como avaliar seus resultados

Vamos começar um cálculo fictício, ok?!

Uma empresa possui uma loja física, onde:

Receita= 80.000

Custo= 20.000

ROI= 80.000 – 20.000 X 100=

                    20.000

ROI= 60.000 X 100=

               20.000

ROI= 3 X 100=

ROI= 300%

Viu? É bem simples!

Substitua pelos seus dados e não se esqueça de separar por campanha ou segmento.

Agora você já entendeu o que é e como é calculado o ROI, poderá analisar questões como:

  • Os pontos fortes e fracos da sua campanha, visando otimizar;
  • A relação entre o investimento feito na loja física e no e-commerce;
  • Principal motivo da campanha virtual obter melhores resultados;
  • Comparar o ROI da sua marca com os concorrentes, observando a maneira como eles trabalham;
  • Como a sua marca pode melhorar para ganhar destaques em meio às outras.

Independente de um resultado positivo ou negativo, o que importa é que o gestor conseguiu chegar a um valor.

Mas é válido estar atento pois o ROI não leva em consideração a duração do investimento, ou seja, ele é atemporal.

Um ROI de 10% ao dia, é um ótimo retorno, pois mostra que está no público certo e estão respondendo. Agora se for 10% a cada seis meses, quer dizer que não está indo muito bem, ele é positivo porém baixo.

Observe a sazonalidade, seu produto pode ter uma concentração muito alta de venda no começo do mês e trazer um excelente ROI, mas já no final do mês em que não vende muito, pode cair o seu ROI. Tenha atenção!

Como fazer um relatório do ROI

Para que seus relatórios tragam informações relevantes sobre os seus desempenhos, você precisar dominar:

Periodicidade- Faça relatórios trimestrais ou semestrais e observe sua necessidade e junto com essas avaliações, precisará  acompanhar os resultados de períodos mais curtos. 

Dados relevantes- O ROI trás muito mais insights, quando é acompanhado de métricas e KPIs. Uma boa maneira de encontrar os dados relevantes é por um profissional de um nível Chief Data Officer (CDO).

Objetivo- Eles devem estar expostos logo no início, para que quem o acessar saiba a sua finalidade.

Mostre o que de fato interessa- Lembre-se que um relatório não é uma peça literária, mas um documento cuja função é mostrar um panorama preciso e orientar decisões.

Principal vantagens de trabalhar com ROI

As vantagens que o gestor e a equipe de marketing vai encontrar ao utilizar essa métrica, são:

  • É um indicador preciso
  • Comparar os diversos meios de comunicação com maior facilidade
  • Acesso aos números com maior eficiência. 

Conclusão

O ROI proporciona que você evite gastos desnecessários, com uma análise minuciosa em cada tipo de canal, independente do investimento. Com ele, você consegue observar os que não estão te retornando e deixar de investir ou observar o que poderia ser melhorado. O ROI pode aumentar o lucro, indicando os maiores números de conversões e leads, ditando novos rumos na campanha e investimentos. É uma métrica utilizada em todo tipo de campanha e segmento e seus resultados podem direcionar a empresa por muito tempo.