Sua empresa está no mundo digital, mas ainda não consegue se posicionar entre os principais resultados de busca do Google? Então, esse é um cenário comum e para mudar essa realidade é preciso investir em SEO.
O SEO é uma estratégia de médio e longo prazo, por isso muitas empresas desistem de gerar conteúdo, mas os benefícios que ele traz compensam a consistência.
Sabendo disso, hoje vamos mostrar o que significa SEO e como fazer. Acompanhe abaixo!
O que significa SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization e traduzindo para o português significa otimização de mecanismos de busca. Logo, se trata de um conjunto de técnicas que otimizam seu site para os mecanismos de buscas.
Desse modo, o objetivo é fazer com que a sua empresa consiga alcançar o topo nos resultados de busca dentro das palavras-chaves selecionadas.
O que é SEO?
O SEO são técnicas que fazem com que o Google, Yahoo, Bing e outros buscadores sejam capazes de reconhecer o seu conteúdo e o posicionem nas páginas de resultados.
A principal estratégia de SEO hoje é a criação de conteúdo de qualidade e baseado em palavras-chave. Porém, nessa estratégia deve-se considerar também a experiência do usuário.
Então, como você já deve imaginar, alcançar a primeira posição dos buscadores é uma excelente forma de gerar mais acessos para o seu site organicamente.
Afinal de contas, o seu conteúdo vai ser entregue para o público no exato momento em que a busca acontece e você não precisa investir em anúncios para isso.
Inclusive, é por conta disso que essa estratégia é mais desafiadora, já que exige consistência, adequação e análise de SEO, para que os resultados continuem sendo notados.
Como surgiu e quem são os criadores de SEO?
O SEO surgiu em 1991, ano em que aconteceu a publicação do primeiro site na internet. No livro Digital Engagement, Bob Heyman menciona que se sentiu frustrado ao buscar por uma banda de rock na internet e só encontrá-la na quarta página, ali estava falando de SEO, mesmo sem saber.
Então, com o aumento significativo das páginas, começaram a surgir as ferramentas para ajudar os usuários a encontrarem as informações desejadas.
No entanto, foi em 1993 que nasceu o primeiro mecanismo de busca, o Architext, e em 1994 surgiu o Yahoo e 3 anos depois, em 1997, o Google foi criado.
O aperfeiçoamento do SEO foi feito por Larry Page e Sergey Brin, os criadores do Google, que desenvolveram um sistema de pontuação, onde cada página era indexada e recebia uma nota, o que melhorava o seu posicionamento de busca.
O que é uma análise de SEO?
A principal estratégia de SEO é a criação de conteúdo, mas ela não é a única.
Outros pontos são considerados para o ranqueamento do Google e em outros mecanismos de busca.
Por isso, a análise de SEO é um processo que visa identificar as oportunidades de melhorias em sites e blogs, exatamente para melhorar o posicionamento dele nos mecanismos de buscas.
Portanto, funciona como uma avaliação geral com a finalidade de otimizar as páginas e gerar melhores resultados para as empresas.
Afinal, quais as vantagens de ter uma estratégia de SEO?
Sua empresa ainda não se preocupa com SEO? Então, saiba que essa é uma das melhores estratégias de médio e longo prazo, uma vez que traz vantagens incríveis, como:
· Aumenta o tráfego do seu site;
· Garante um tráfego mais qualificado;
· Gera mais autoridade para a marca;
· Melhora o funil de compra;
· Melhora a taxa de conversão.
Conclusão
Ter resultados com SEO envolve vários fatores e práticas. Para começar, deve-se fazer uma análise do SEO para que as melhores estratégias sejam aplicadas. Por isso, é sempre bom contar com quem entende do assunto!
Faça agora um Diagnóstico de Marketing Digital e dê os primeiros passos para rankear no Google.