Investir em um site ou blog é uma ótima ideia para apresentar os produtos ou serviços da empresa para os potenciais clientes. Contudo, para ser encontrado pelo público, é preciso aprender a fazer SEO no Google.

Através dessa estratégia você consegue posicionar as suas páginas dentre os primeiros resultados de uma pesquisa, gerando assim mais tráfego qualificado e fechando mais negócios.

Então, hoje vamos explicar o que é o SEO, como o algoritmo do Google funciona e tudo mais que você precisa saber para ranquear seu site. Acompanhe abaixo!

O que é SEO?

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca, em português).

Assim, ele envolve um conjunto de técnicas que geram mais visibilidade para o seu site ou blog, fazendo com que ele apareça entre os primeiros resultados das pesquisas feitas nos buscadores, como Google, por exemplo.

Logo, se posicionando no topo de uma busca, aumenta-se o tráfego orgânico, o número de cliques, de visitas e, é claro, as chances de conversão.

Como o Google funciona?

O Google funciona através de rastreadores, chamados de Googlebot ou Spider, que são responsáveis por fazerem uma “varredura” nas páginas e conteúdos da internet.

Então, o Google já conhece algumas dessas páginas, mas outras vão sendo descobertas constantemente, principalmente através de links de páginas antigas que levam para essas páginas novas.

Dessa maneira, é feita a indexação do conteúdo e sempre que alguém faz uma pesquisa no Google, ele organiza os resultados de acordo com a relevância de cada página.

O algoritmo do Google

O algoritmo do Google é o responsável por estabelecer a ordem dos resultados de uma busca. 

Então, quando você digita uma palavra-chave no Google, é feito uma combinação de séries de fatores para que você encontre exatamente o que procura.

Entretanto, os critérios usados pelo Google não são conhecidos em sua totalidade, pois existem centenas de fatores que são considerados que uma página apareça entre os primeiros resultados, como as palavras-chave, horário, localização e até o tipo de dispositivo.

Em todo caso, o objetivo do algoritmo do Google é garantir que a informação buscada pelo usuário apareça logo nos primeiros resultados.

Como saber o que a sua persona está pesquisando?

Como citamos acima, um dos fatores usados pelo Google para o ranqueamento das páginas da internet são as palavras-chave, que são os termos que o usuário pesquisa quando busca uma informação.

Para fazer um bom SEO no Google, você precisa saber o que a sua persona está pesquisando, ou seja, você precisa selecionar as palavras-chave.

Então, como descobrir estes termos? Existem ferramentas que ajudam bastante, como:

·        Google Trends – permite que você confira os assuntos mais pesquisados do mundo todo;

·        Google Keyword Planner – exibe os mais pesquisados e traz dados sobre as expectativas de tráfego de acordo com cada palavra-chave;

·        Ubersuggest – ótimo para palavras-chave específicas, pois mostra o volume de pesquisa, as trends e muito mais;

·        Keyword Tool – usa o autocomplete do Google e exibe exatamente aquilo que os usuários estão pesquisando.

Como explorar as palavras-chave?

Todas as ferramentas acima permitem que você selecione as palavras-chave e também explore novas combinações para melhorar o SEO do seu site e blog.

No Keyword Tool, por exemplo, você pode digitar um termo e a ferramenta retorna com as principais combinações, volume de pesquisa e muito mais.

Como otimizar o seu site?

A otimização requer a adoção das estratégias de SEO para que seu site seja lido pelo algoritmo do Google. Nesse cenário, algumas dicas ajudam a otimizar. Veja:

·        Pesquisa de palavra-chave;

·        Produção de conteúdo;

·        URL confiável;

·        Hiperlinks dentro do próprio domínio e em sites externos;

·        Otimização do site para que ele se adeque aos dispositivos móveis.

Como fazer os backlinks?

Para fazer SEO no Google, a estratégia de backlink é muito importante, uma vez que o algoritmo faz a leitura de páginas já conhecidas e, através dos links presentes nelas, consegue identificar novos sites e blogs.

Então, backlinks são links feitos de um domínio para outro, ou seja, de um site para outro. A qualidade e quantidade dos backlinks é um fator usado para o ranqueamento.

Isso porque, a cada link que seu site recebe de outro, ele ganha autoridade perante o Google. Logo, é como se fosse uma indicação.

Dito isso, separamos algumas dicas de como fazer backlinks:

·        Escreva um conteúdo para um site autoridade e inclua nele links para o seu site;

·        Desenvolva conteúdos ricos e faça linkagens entre as páginas do seu próprio site;

·        Use as redes sociais para direcionar links para o seu site.

Fazer SEO no Google é uma tarefa que demanda um trabalho contínuo e os frutos são colhidos a médio e longo prazo. Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu site a se posicionar entre os primeiros resultados das buscas.

 Conclusão

 Agora você já sabe a diferença entre SEO e SEM e assim fica fácil definir qual a melhor estratégia para o seu negócio. Contudo, não se esqueça de que um não exclui o outro, é possível trabalhar com ambos e ter excelentes resultados!

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