O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital bastante utilizada pelas empresas de todo o mundo e dos mais diversos portes. Isso porque, com ele é possível gerar mais leads e, por consequência, realizar mais vendas.

No entanto, adotar essa estratégia requer um planejamento adequado, pois se trata de um processo que envolve a criação de campanhas online com a capacidade de atrair um público qualificado.

Logo, se você está pensando em investir em anúncios, mas ainda se encontra indeciso se vale a pena, hoje vamos apresentar todas as vantagens. Acompanhe!

O que é tráfego?

É importante começar entendendo o conceito de tráfego. Em suma, ele é se trata do fluxo de visitantes que navegam nos seus canais digitais, pode ser no blog, redes sociais, site ou loja virtual.

Assim, quanto maior é o tráfego, melhor é para a sua empresa, pois significa que mais pessoas estão se movimentando entre as suas páginas, o que aumenta as chances de atrair leads e fazer vendas.

Então, existem duas formas de gerar tráfego:

·        Orgânico;

·        Pago.

O que é o tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é aquele natural, que acontece quando alguém acessa a sua página sem que você precise investir, ou seja, ele é “gratuito”.

Ele ocorre quando o usuário encontra a sua rede social ou site na internet pesquisando no Google ou em outros buscadores. A forma mais comum de gerar tráfego orgânico é apostando no marketing de conteúdo.

Entretanto, os resultados costumam demorar um pouco mais. Afinal, é preciso que você tenha um trabalho intenso de produção de conteúdos para que se torne relevante perante os mecanismos.

SEO e o tráfego orgânico

A principal forma de gerar tráfego orgânico é pelas estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização para os mecanismos de busca, onde você vai definir técnicas que influenciam os algoritmos a rankear no Google, através de uma busca de palavra-chave. 

Para crescer com SEO no seu tráfego orgânico, comece por uma boa estratégia de palavras-chave, pensando na jornada do cliente e em como ele procuraria o seu produto ou serviço, produza conteúdo relevante que sejam atrativos para que você não perca seus visitantes e pode ir além de 500 palavras no seu post de blog, com links externos internos de qualidade.

O que é tráfego pago?

O tráfego pago acontece quando você investe em campanhas online, seja no Facebook Ads, Google, Instagram Ads ou qualquer outra ferramenta de anúncio pago.

Sendo assim, ele exige que você faça um pagamento para atrair visitantes qualificados para que conheçam e se relacionem com a sua empresa. Logo, os resultados são mais rápidos.

Para comprar tráfego pago você precisa fazer uso de uma ferramenta de anúncios, determinar um orçamento e criar os anúncios para o público qualificado.

Qual é o melhor: Tráfego pago ou orgânico?

Ambas as estratégias têm a mesma finalidade: atrair visitantes para as páginas da sua empresa que sejam qualificadas, exatamente para que aconteça a captação de leads e a conversão.

No entanto, a diferença é que um é gratuito e tem resultados mais lentos, enquanto o outro é pago e gera resultados mais rápidos.

Assim, mesmo que pareçam opostas, são estratégias que se complementam e devem ser utilizadas juntas. Nada impede que você crie anúncios enquanto produz conteúdos para gerar tráfego orgânico.

Porém, se for necessário priorizar apenas uma, a dica é avaliar qual é o objetivo da sua empresa nesse momento.

Caso a meta seja se tornar autoridade dentro de um nicho, o tráfego orgânico através da produção de conteúdos é o mais indicado.

Entretanto, se o objetivo maior é atrair um grande número de visitantes e realizar conversões, a mídia paga é a melhor alternativa.

Afinal, quais as vantagens do tráfego pago?

Investir em tráfego pago traz muitas vantagens para a sua empresa. Veja algumas abaixo:

·        Aumenta a visibilidade – anúncios pagos permitem que a sua empresa se torne mais conhecida, pois você direciona as suas campanhas para o seu público alvo;

·        Segmentação apurada – as ferramentas para criar anúncio pago trazem uma excelente capacidade de segmentação, exatamente para que você personalize seu público e tenha resultados;

·        Baixo investimento – não é preciso muito para começar no tráfego pago. Você é quem estabelece o seu orçamento, seja um valor diário, mensal ou enquanto a campanha estiver no ar;

·        Geração de leads e mais conversões – quando se aumenta as visitas do site, é natural que a sua empresa consiga gerar mais leads e mais conversões também.

Conclusão

Todas as empresas devem investir no tráfego pago hoje, já que essa estratégia traz resultados mais rápidos e gera mais receita para o seu negócio.

Além disso, uma série de benefícios estão associados ao tráfego pago, como você viu aqui! 

Finalize essa leitura super importante para ajudar em seu negócio com um Diagnóstico Gratuito de Marketing Digital do seu site!