O inbound marketing é o marketing atrativo ou de atração. Ele rompe o marketing tradicional se utilizando de estratégias que visam atrair os potenciais clientes.

Portanto, ao invés de chegar até as pessoas através de anúncios impressos e comerciais de TV, o inbound desperta a empatia do público através da criação de conteúdo.

Por isso, hoje vamos explicar mais sobre essa estratégia, mostrando do que se trata e os seus pilares. Acompanhe a seguir!

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma estratégia de atração por meio da distribuição de conteúdos no meio digital. Ele é feito através de:

·        Publicações nas redes sociais;

·       Links patrocinados no Google;

·       Posts em blogs e muito mais.

Portanto, é uma forma de ser atrativo para os clientes, de modo a fazer com que eles cheguem até você por conta da sua mensagem e se tornem promotores da sua marca.

Quais são os cinco fundamentos do inbound marketing?

Para criar uma estratégia sólida de inbound marketing, é preciso seguir os 5 principais pilares. São eles:

1. Objetivos – é preciso definir um objetivo com o inbound marketing: aumentar as visualizações? Ganhar seguidores nas redes sociais ou captar leads?

2.       Perfil do público – é importante ainda que você conheça o perfil

do seu público alvo. Desse modo, torna- se mais fácil criar conteúdo para as pessoas certas. Então, faça a coleta de dados e mapeie o perfil do seu público;

3.       Buyer persona – diz respeito a representação fictícia do seu cliente ideal. Para isso, deve se utilizar de dados reais que você coletou na etapa anterior;

4.       Jornada do cliente – envolve a jornada do cliente até a compra do seu

produto ou serviço e segue as etapas de conscientização, consideração e decisão;

5.       Conteúdo – por fim, é o momento de ser atrativo e após seguir todos os pilares anteriores, a empresa passa a criar conteúdo e distribuir nos seus canais.

Quais as etapas do inbound marketing?

A estratégia de inbound marketing acontece através de algumas etapas importantes, que estão ligadas também a jornada do cliente. Abaixo explicamos cada uma delas.

 Atrair

É a primeira etapa que envolve a atração de leads para que no futuro eles se tornem clientes. Por isso, deve-se pensar que, no primeiro momento, muitas pessoas não conhecem a sua empresa.

Logo, você deve focar em gerar tráfego qualificado, produzindo conteúdo de conscientização do problema. A ideia é transformar visitantes esporádicos em regulares.

Converter

A próxima etapa do marketing de atração é criar um banco de dados dos seus potenciais clientes, com nome, telefone e, principalmente, e-mail.

Assim, aqui é fundamental elaborar estratégias que façam com que os visitantes se transformem em leads. Nesse ponto, conteúdos ricos ajudam, como e-books, por exemplo.

Além disso, vale utilizar páginas de captura, landing page e outras estratégias que visam a captação dos dados do visitante.

Vender

Com os dados dos seus leads, é o momento de nutrir a relação enviando e-mail marketing para a sua base de contatos.

Todavia, deve-se contar com uma boa ferramenta que seja capaz de avaliar o momento certo de oferecer o produto para o lead. Isso aumenta as chances de vendas.

Encantar

Após a venda, a relação com o cliente continua. Então, você deve encantar para fidelizar e tornar o cliente um promotor da sua empresa. Nesse ponto, as estratégias de pós-vendas são bem-vindas.

Ferramentas de inbound marketing

Para ser atrativo e atingir a finalidade de vender, algumas ferramentas se tornam essencial no inbound marketing, como:

·        Blog – é preciso escolher onde criar seu blog. A plataforma mais famosa é o WordPress;

·        E-mail marketing – ferramentas de e-mail marketing ajudam a captar e nutrir os leads. Por isso, são fundamentais;

·        SEO – parte de ser atrativo é conseguir ser encontrado pelo público. Aí entram as ferramentas de Seo, como SemRush.

Conclusão

O inbound marketing é focado em atrair as pessoas certas, que tem potencial para se tornarem clientes do seu negócio. Por isso, é uma estratégia obrigatória para as empresas que estão no mundo digital.

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