Você já ouviu falar em automação de marketing? Hoje ela é uma das melhores estratégias para gerar leads, engajar os consumidores e realizar conversões.

Segundo uma pesquisa realizada pela Industry Dive de 2019, mais de 70% fazem uso de no mínimo uma ferramenta de automação de marketing. Afinal, hoje o público está na internet.

Por isso, hoje vamos mostrar mais sobre o que é essa automação, explicando o conceito, benefícios, o que ela faz e muito mais. Acompanhe!

O que é automação de marketing?

A automação de marketing nada mais é que a utilização da tecnologia para automatizar estratégias e processos, com o intuito de interagir com o público alvo e acompanhar os resultados.

Portanto, ela acontece de forma personalizada, segmentando o público e direcionando o lead através do funil de vendas até que a conversão aconteça.

Diferença entre um CRM

O CRM é uma ferramenta que acompanha, registra e organiza as interações do cliente junto a empresa, ajudando assim a realizar uma abordagem mais eficiente.

Então, apesar de ser diferente da automação de marketing, ele contribui bastante e deve ser integrado também a ela.

Diferença entre e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de automação que tem como finalidade nutrir os leads para a última etapa do funil de vendas, que ocorre quando acontece a conversão.

Para isso, é feito o envio de mensagens pré-agendadas e personalizadas conforme o comportamento do lead.

Tipos de automação

Existem várias formas de automatizar os processos de marketing digital, cabendo a sua empresa escolher o que for mais adequado. Abaixo citamos alguns tipos:

·        E-mail marketing;

·        Geração de leads qualificados;

·        Chatbots;

·        Prospecção de novos clientes;

·        Automação de post para as redes sociais.

Benefícios da automação

É claro que a automação traz muitos benefícios para as empresas. Afinal de contas, a inovação contribui para a eficiência na implementação das estratégias.

Então, para que fique claro o que você pode esperar da automação, separamos abaixo alguns dos benefícios. Confira!

Escalabilidade

Ao potencializar as suas estratégias com ajuda da tecnologia, você consegue fazer mais com menos.

Segundo dados da Venturebeat, 80% das empresas que fazem uso da automação tiveram aumento nos leads e mais de 75% informaram que houve um crescimento nas conversões também.

Mais produtividade

Os times de vendas conseguem crescer mais de 14% quando fazem uso de ferramentas de automação de marketing, é o que dizem os dados da Sales Fusion.

Isso é possível porque os leads são centralizados em um único ambiente, de forma segmentada e personalizada. Então, a comunicação e as estratégias são adotadas de forma tática.

Comunicação personalizada

Através da automação é possível personalizar as campanhas e os conteúdos, de forma a atingir o lead no momento que ele tem mais chances de aceitar a oferta.

Hoje existem ferramentas que contam com recursos de inteligência artificial que são capazes de armazenar dados e tomar decisões com base em experiências e regras predeterminadas, como é o caso dos chatbots.

Além disso, outros benefícios são percebidos, como:

·        Eficiência no funil de vendas;

·        Integração entre os times;

·        Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC);

·        Redução de falhas;

·        Aumento do ticket médio.

O que faz uma automação?

As possibilidades são as mais possíveis, mas podemos pontuar algumas das funcionalidades que você encontra em uma ferramenta de automação. Acompanhe!

Atribuição de leads

À medida que o lead vai avançando no funil de vendas, é possível que ele receba várias atribuições, como: interessado, qualificado ou oportunidade. Portanto, fica fácil saber em qual estágio o lead está.

E-mail marketing

Permite o envio de e-mails automáticos e segmentados, de acordo com o estágio do lead. Em geral, a ferramenta de automação disponibiliza templates e modelos pré-prontos para facilitar a criação dele.

Geração de leads

Estratégias automatizadas para captar leads, como landing pages, formulários, pop-ups e muitos outros. Assim, é possível levar os leads para o funil de vendas.

Relatórios

Relatórios que ajudam a visualizar as taxas de conversões em cada fase, bem como acompanhar a evolução dos leads dentro do funil de vendas. Logo, facilita o encontro de gargalos para otimizar os resultados.

Conclusão

A automação de marketing é uma estratégia poderosa que ajuda no crescimento da sua empresa e ela deve ser feita com ajude uma boa ferramenta. Então, não invista em processos otimizados para escalar o seu negócio!

Faça agora um Diagnóstico de Marketing Digital do seu site!