A busca por resultados é algo constante entre as empresas que estão no meio digital. Para que se possa alcançá-los, várias estratégias são possíveis e mais comuns são o SEO e links patrocinados.

No entanto, é muito comum que exista uma certa confusão quanto ao funcionamento dessas estratégias, uma vez que ambas têm a finalidade de colocar o seu site ou página no primeiro resultado da busca.

Por isso, hoje você vai conferir mais sobre SEO e links patrocinados, entendendo o conceito, as diferenças e qual utilizar. Acompanhe!

O que é links patrocinados?

Os links patrocinados são espaços publicitários que você compra dentro dos buscadores da internet, como Google, Bing e Yahoo, por exemplo.

Então, você escolhe as palavras-chave que deseja que ativem seu anúncio e quando elas forem digitadas nos buscadores, a sua página aparecerá em destaque.

Portanto, para ficar no topo da busca, usando a estratégia de links patrocinados, você precisa investir e o muda de acordo com a concorrência das palavras-chave.

Por isso, para ter resultados com essa estratégia é fundamental que seja feita uma seleção das palavras-chave adequadas e que tragam um melhor retorno.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) envolve diversas estratégias com a finalidade principal de fazer com que seu site tenha um bom posicionamento entre as buscas orgânicas.

Assim, para que isso aconteça, são aplicadas técnicas de otimização em todas as páginas do seu site e essa otimização envolve também os conteúdos.

Contudo, não fica apenas nisso, é fundamental manter o site alimentado com conteúdos relevantes para que ele se mantenha no topo dos resultados dos mecanismos de buscas.

Desse modo, o SEO se caracteriza por uma estratégia orgânica e focada no médio e longo prazo.

Quais são as suas principais diferenças e vantagens?

O link patrocinado é uma estratégia de anúncio pago, ou seja, requer um investimento para que a sua página continue aparecendo nos resultados da busca, ali no topo.

Então, como é uma estratégia paga, naturalmente ela acaba trazendo resultados mais rápidos. Afinal de contas, você está investindo para que as pessoas cheguem até o seu site.

Por isso, os links patrocinados têm uma série de vantagens:

·        Aumento da visibilidade da marca;

·        Resultados mais rápidos;

·        Possibilidade de segmentação;

·        Ranking com as melhores palavras-chave.

Por sua vez, o SEO está ligado aos resultados orgânicos, onde a relevância do seu site é baseada na qualidade das páginas e do conteúdo disponibilizado nele.

Logo, por conta disso, o SEO é uma estratégia que traz mais resultados a longo prazo. Assim, tem as suas vantagens também, como:

·        Melhora a experiência do usuário;

·       Contribui para o reconhecimento da marca;

·       Ajuda no tráfego orgânico;

·       Melhora o funil de compras.

Utilizar SEO ou links patrocinados?

Apesar de serem diferentes, o SEO e os links patrocinados têm uma mesma finalidade: levar um tráfego qualificado para o seu site. Por isso, não existe um melhor do que um outro.

Aliás, o ideal é que você adote uma estratégia que contemple ambos, assim é possível agilizar os resultados, enquanto otimiza e foca também nas conversões de médio e longo prazo.

SEO e links patrocinados são estratégias que se completam, enquanto uma trás resultados rápidos, a outra permite que você otimize seu site e crie conteúdos para gerar resultados de médio e longo prazo. 

Conclusão

Agora você já sabe a diferença entre SEO e SEM e assim fica fácil definir qual a melhor estratégia para o seu negócio. Contudo, não se esqueça de que um não exclui o outro, é possível trabalhar com ambos e ter excelentes resultados!

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