Se você tem um site, com certeza sabe da importância em ficar no topo das buscas para conseguir mais visitas e assim fechar mais vendas. Então, para melhorar o ranking das suas páginas, é fundamental investir em SEO.
Basicamente ele consiste em uma série de estratégias que visam a otimização do seu site para que ele fique em uma posição privilegiada na busca orgânica do Google, Bing e Yahoo.
Por isso, hoje vamos te mostrar como fazer o SEO do seu site para que ele apareça nas primeiras páginas. Acompanhe abaixo!
O que é SEO?
SEO é o termo para Search Engine Optimization ou, em português, Otimização Para Motores de Busca.
Portanto, são otimizações que você realiza no seu site para que ele alcance o topo dos resultados nas ferramentas de busca.
Então, é uma técnica que se utiliza de várias estratégias que tem como principal finalidade fornecer o máximo de informações para que os robôs dos buscadores indexem as suas páginas e conteúdos nos resultados de pesquisa.
Isso porque, quem está entre os primeiros resultados da busca do Google, naturalmente recebe mais cliques e consegue fechar mais negócios.
Hoje um site bem posicionado é aquele que está na primeira página e, melhor ainda, entre as cinco primeiras posições.
Porque ele é importante?
Qual a primeira coisa que você faz quando quer saber mais sobre um produto ou serviço? Pesquisa no Google, não é mesmo? Assim, uma vez que você digita as palavras-chave do produto ou serviço, dificilmente você vai para a página 2, 3 ou 4 dos resultados da busca.
E é exatamente isso que mostra a importância do SEO: ele coloca sua página ou site na melhor posição possível dentro das buscas realizadas pela internet.
Desse modo, você usufrui de vantagens incríveis, como o melhor posicionamento orgânico, mais visibilidade, melhora do tráfego do seu site, público qualificado e muito mais.
Como fazer o SEO no meu site?
Agora que você já sabe o que é e a importância do SEO, deve estar querendo entender por onde começar a otimização do seu site, certo?
Para começar, é essencial que você entenda que o SEO é feito de vários elementos diferentes. Logo, não existe uma receita mágica que vai colocar a sua página no primeiro resultado de busca.
Assim, para aplicar as estratégias, é preciso que você faça uma análise de SEO, conferindo as melhorias que devem ser feitas. Além disso, selecione bem as palavras-chave e não se esqueça de considerar também a experiência do usuário.
Dicas para o SEO
Para ficar mais fácil fazer SEO no seu site, separamos algumas dicas que vão ajudar:
· Palavras-chave – uma boa estratégia de palavras-chave ajuda muito a alcançar uma boa colocação no Google. Uma dica é fazer uso dos termos que são sugeridos pelo próprio mecanismo de busca;
· Conteúdos relevantes – a qualidade do conteúdo é fator usado pelos mecanismos de busca, não basta exagerar nas palavras-chave. É preciso fazer sentido e ser relevante;
· URLs amigáveis – as URL’s do seu site devem ser amigáveis e precisam ter as palavras-chave;
· Tempo de resposta do site – como está o tempo de carregamento do seu site? A demora em carregar compromete a experiência do cliente e rebaixa seu site no Google.
Fazer SEO para o seu site é muito importante para alcançar os melhores resultados da busca do Google e assim gerar mais vendas e fechar mais negócios.
No entanto, é um trabalho contínuo e árduo, o que, quase sempre, exige uma equipe especializada para que os resultados sejam notados!
Conclusão
Agora você já sabe a diferença entre SEO e SEM e assim fica fácil definir qual a melhor estratégia para o seu negócio. Contudo, não se esqueça de que um não exclui o outro, é possível trabalhar com ambos e ter excelentes resultados!
Faça agora um Diagnóstico de Marketing Digital da sua empresa!