Se você está à procura de formas de divulgar o seu negócio, a produção de conteúdo é uma das melhores estratégias para essa finalidade hoje.
Afinal de contas, as pessoas hoje usam a internet de modo constante e buscam nela a resposta para os mais diferentes problemas que possam surgir.
Logo, focar em conteúdo de qualidade é uma forma de fazer com que a sua empresa ganhe destaque diante de tanta concorrência. Então, é sobre isso que vamos falar aqui hoje. Confira!
O que é Produção de Conteúdo?
A criação de conteúdo nada mais é que planejar, criar e fazer a distribuição de materiais nos mais diversos formatos e meios digitais para chegar até um determinado público de pessoas.
Assim, o intuito é se tornar uma referência e autoridade dentro do seu nicho e atrair potenciais clientes.
Portanto, existem vários formatos de conteúdos, podemos citar os mais comuns, como:
- Artigos;
- Vídeos;
- Infográficos e tantos outros.
Através deles, o público alvo consegue chegar até a sua empresa com mais facilidade, confiando mais na sua marca e isso resulta em mais conversões para o seu negócio.
O que é conteúdo de qualidade?
Quando se fala em estratégia de marketing de conteúdo para atrair clientes, muito se menciona em conteúdo de qualidade. Mas afinal, o que seria isso?
Então, de modo direto e bem objetivo, o conteúdo de qualidade é aquele que consegue passar todas as informações de forma clara e sanar as dúvidas do público alvo.
Isso significa que você precisa criar conteúdos completos e diferenciados para se destacar da concorrência e até mesmo para alcançar um bom ranqueamento no Google.
5 Benefícios da Produção de Conteúdo
Se você ainda não se convenceu da importância da criação de conteúdo de qualidade nas suas estratégias de marketing digital, separamos aqui 5 benefícios dessa prática. Veja:
- Aumenta a visibilidade da empresa – criar conteúdos é uma forma de aumentar a visibilidade da sua empresa através da presença no mundo digital;
- Mais tráfego – um blog ou site com conteúdo de qualidade é capaz de gerar 7 vezes mais visitas;
- Captação de leads – com o marketing de conteúdo é possível captar leads, já que ele é a ferramenta central do inbound marketing;
- Reduz custos – apesar de existir um investimento inicial para a produção de conteúdos, esse investimento traz retornos por muito mais tempo que campanhas pagas;
- Conversões – com a produção de conteúdo se torna mais fácil converter leads em clientes.
5 Dicas para produção de conteúdo
Saber como produzir conteúdo é muito importante para que essa estratégia seja capaz de gerar os benefícios que você viu acima. Então, separamos 5 dicas importantes. Veja!
1 – Conheça seu público alvo
É essencial que o seu conteúdo seja produzido com foco no seu público alvo, que são aquelas pessoas que atendem ao perfil exato de cliente do seu negócio.
Isso porque, conhecer com quem você está falando torna mais fácil o processo de criação, além de ser a melhor maneira de apostar na criação de conteúdo de qualidade.
2 – Planeje os temas
Faz toda diferença ainda ter um bom planejamento de temas para a produção dos seus conteúdos. Para isso, utilize ferramentas que ajudam na seleção de palavras-chave e de assuntos, como:
3 – Faça uso das técnicas de SEO
As técnicas de SEO vão além da escolha das palavras-chave. É necessário ainda otimizar o seu conteúdo de forma adequada e algumas dicas podem ajudar, como:
- Produza conteúdo único;
- Pense na escaneabilidade dos conteúdos;
- Desenvolva bons títulos;
- Utilize links internos e externos.
4 – Diversifique os formatos
Não existe apenas uma forma de fazer conteúdo, existem várias. Então, é interessante que você diversifique os formatos para conseguir chegar ao seu público com mais facilidade.
Portanto, produza conteúdos em formato de artigos, infográficos, vídeos, webinars e muito mais.
5 – Define o objetivo do conteúdo
Qual é o objetivo da produção de conteúdo para a sua empresa:
- Gerar mais tráfego?
- Aumentar as vendas?
- Captar leads?
Ter o objetivo em mente direciona melhor a criação dos conteúdos e faz toda diferença nos resultados.
Conclusão
Produzir conteúdos é obrigatório para as empresas que buscam mais visibilidade e mais vendas. Afinal de contas, vivemos na era da informação, educar o público e trazer conteúdos de qualidade é a melhor maneira de gerar confiança.