Se a sua empresa está no ambiente digital, é muito provável que queira saber quais são as melhores estratégias para posicionar o seu site nos mecanismos de buscas. Então, é aí que surge o embate entre SEO e SEM.
A diferença entre eles é bem simples, mas é natural existir dúvidas, especialmente se você está pensando em começar a investir para ter melhores resultados.
Por isso, hoje vamos explicar sobre SEO e SEM, mostrando a diferença, semelhantes e quais dos dois é mais vantajoso para o seu negócio. Acompanhe!
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que ao traduzir para o português significa “automatização para os mecanismos de busca”.
Então, ele abrange uma série de estratégias que visam aumentar a relevância do seu site para que ele se posicione nos melhores resultados de busca do Google e de outros buscadores de forma orgânica.
O que é SEM?
SEM é a sigla para Search Engine Marketing, que ao traduzir para o português significa “marketing para os mecanismos de busca”.
Logo, ele envolve também diversas estratégias de marketing digital para aumentar o tráfego do seu site, colocando-o entre os primeiros resultados de busca dos mecanismos.
Contudo, isso é feito não somente de forma orgânica, mas também com a estratégia de links pagos, por exemplo. Assim, é uma estratégia de marketing mais completa.
Quais as semelhanças entre SEO e SEM?
A principal semelhança entre SEO e SEM é que ambos surgem como estratégias para posicionar o seu site ou blog no ranking do Google e de outros buscadores.
Desse modo, sempre que alguém pesquisar um termo relacionado a sua empresa ou aos produtos e serviços que ela comercializa, a probabilidade do seu site aparecer entre os primeiros resultados é maior.
Através de ambas as estratégias é possível ter várias vantagens, como:
· Aumento do tráfego do seu site;
· Mais autoridade para a sua empresa;
· Melhora a experiência do usuário;
· Maior taxa de conversão e muito mais.
Quais as diferenças entre SEO e SEM?
Acima você viu que ambos aumentam o tráfego do seu site, melhorando o posicionamento dele nos mecanismos de buscas. Porém, as estratégias utilizadas para que se alcance esse objetivo são diferentes e aí que está a distinção entre SEO e SEM.
O SEO visa exclusivamente atrair tráfego pago, baseado na criação de conteúdo, melhora da experiência do usuário no site, hiperlinks e outras técnicas.
Por sua vez, o SEM segue uma linha oposta, com estratégias orgânicas também, mas sem deixar de lado os anúncios pagos no Google, através de links patrocinados.
Qual dos dois você deve usar na sua estratégia de Marketing?
Agora você já entende a diferença entre SEO e SEM e é natural se questionar: qual dos dois é o melhor?
Então, é preciso definir os objetivos que você deseja alcançar com seu site e em quanto tempo você quer atingi-los.
Para resultados de curto prazo, o SEM é ótimo, já que envolve links patrocinados. Contudo, se o objetivo é ser relevante para o Google à médio e longo prazo, o SEO é melhor!
No entanto, entenda que um não exclui o outro. Aliás, a junção de ambas as estratégias é sempre o melhor, especialmente dentro de um cenário tão competitivo.
Conclusão
Agora você já sabe a diferença entre SEO e SEM e assim fica fácil definir qual a melhor estratégia para o seu negócio. Contudo, não se esqueça de que um não exclui o outro, é possível trabalhar com ambos e ter excelentes resultados!
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